Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

UMA GRANDE SERIE DE LITOTRIPSIA POR ONDAS DE CHOQUE EXTRACORPOREA EM PACIENTES OCTOGENARIOS

Resumo

OBJETIVO: A incidência de litíase urinária vem aumentando nas últimas décadas em todas as idades, incluindo os idosos. Paralelamente, a população mundial vem envelhecendo nas últimas décadas e há uma escassez de dados sobre o tratamento de cálculos urinários em octogenários. Nosso principal objetivo foi avaliar os efeitos da litotripsia por ondas de choque extracorpóreas (LECO) em octogenários e as características dessa população.
MATERIAIS E MÉTODOS: Foram avaliados retrospectivamente octogenários que realizaram LECO em nossa instituição no período de 1998 a 2015, por meio de revisão de prontuários, entrevistas por telefone e consulta ao programa municipal de informações sobre mortalidade. Os desfechos medidos incluíram dados demográficos e clínicos, características da LECO e complicações, intervalo entre a LECO e o óbito e a causa dos óbitos.
RESULTADOS: As características demográficas e de tratamento foram semelhantes entre octogenários e pacientes mais jovens que foram submetidos a LECO durante o mesmo período. Nenhuma complicação grave ocorreu entre os octogenários. Octogenários tratados em nossa coorte tiveram uma expectativa de vida significativa quando os procedimentos de LECO foram realizados. Apesar de 38,9% dos pacientes terem falecido durante o período estudado, a mortalidade ocorreu em média 4,38 anos após a sessão de LECO.
CONCLUSÕES: Em conclusão, a LECO tem sido usada por urologistas como tratamento de primeira linha de cálculos urinários não complicados em octogenários. Apesar das alterações associadas ao envelhecimento e alta prevalência de comorbidades, este procedimento parece ser seguro, assim como indicado em idosos.

Palavras Chave ( separado por ; )

Idosos; Litíase Urinária; Complicações; Segurança; Stone Free

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Faculdade de Medicina do ABC - Sao Paulo - Brasil, Hospital São Luiz - Unidade Jabaquara - Sao Paulo - Brasil

Autores

Guilherme Braga Lamacchia, Willy Baccaglini, Fernando Korkes, Luis Guillermo Medina, Luiz Gustavo Miolaro de Mello, Marcelo Szwarc , Marcos Tobias-Machado