Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTE RENAL ESQUERDO POR LAPAROSCOPIA ASSISTIDA POR ROBO

Resumo

A abordagem minimamente invasiva do abdome possui uma longa lista de benefícios, comprovada e sedimentada pela comunidade cientifica ha mais de duas décadas. Seguindo essa linha, optamos por abordagem laparoscópica de rotina no Hospital Universitário Pedro Ernesto dos doadores de rim.
Alguns casos, em que o hilo renal apresenta maior dificuldade técnica, ainda encontram indicação de nefrectomia convencional aberta para não comprometer o resultado cirúrgico primário.
Esse video tem o intuito de mostrar como o sistema robótico pode assistir a técnica laparoscópica e resgatar esses pacientes que outrora seriam submetidos ao procedimento convencional.
Trata-se de uma paciente de 35 anos, doadora de rim esquerdo, portadora de artéria renal polar inferior originada na aorta.
Apos o acesso laparoscópico são posicionados os trocáteres robóticos e acessório e inicia-se a dissecção da goteira parietocólica esquerda para o acesso ao espaço retroperitoneal.
Identificado o ureter e veia gonadal esquerda, é realizado o isolamento do ureter e sua dissecção até a porção pélvica para então abordarmos o hilo renal.
Identificada a artéria renal principal, a artéria renal polar inferior e a veia renal, são feitas as dissecções completas das estruturas até a aorta e veia cava inferior.
A seguir realizamos a dissecção do parênquima renal e do tecido perirrenal, iniciando a a preparação para a retirada do rim.
Um endobag é posicionado deixando o hilo renal exposto e procedemos a preparação do acesso pelo qual o rim será removido. É feita incisão e diérese no quadrante inferior esquerdo mantendo o peritôneo intacto.
Realizado controle do hilo renal com hem-o-lok iniciando pelas artérias e a seguir pela veia renal. O ureter esquerdo é ligado com hem-o-lok e o rim é levado até o quadrante inferior esquerdo do abdome e extraído pela incisão
A incisão é posteriormente fechada conforme a técnica convencional e realizamos uma revisão da hemostasia de cavidade por laparoscopia.

A procedimento apresentou sangramento aproximado de 100ml e a paciente teve alta hospitalar no dia seguinte.

Palavras Chave ( separado por ; )

Transplante Renal Intervivo; Nefrectomia; Laparoscopia assistida por robo; Cirurgia minimamente invasiva.

Área

Transplante Renal / Miscelânea

Instituições

UERJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Victor Teixeira Dubeux, Rui de Teofilo Figueiredo, Danilo Souza Lima Costa Cruz, Carlos Alberto Freitas Ribeiro, Pedro Nicolau Gabrich, Pedro Lago Ferrer, Henrique Alves Machado, Caio Henrique Lucio Carrasco, Marina Ramires Alonso Costa, Ronaldo Damião