Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

USO DE RETALHO DE TUNICA VAGINAL EM URETROPLASTIA ANTERIOR POR TRAUMA PENIANO

Resumo

Objetivo: O trauma de uretra peniana e frequente em pacientes paraplégicos que usam o cateter vesical de demora erroneamente. A reconstrução peniana nesses casos muitas vezes e desafiadora pela falta de tecido local para a proteção da linha de sutura. O presente vídeo demontra um caso onde realizamos a reconstrução da uretra anterior e utilizamos um retalho de túnica vaginal para proteção da sutura.
Material e Metodos Paciente de 47 anos com trauma raquimedular e bexiga neurogênica com necessidade de cateterismo intermitente limpo e amputação supra-patelar bilateral devido complicações do trauma anteriormente relatado. Devido ao cateterismo intermitente, evoluiu com trauma uretral e necessidade de uso de cateter vesical de demora (CVD) por cistostomia desde 2014. Apresenta história de etilismo e tabagismo (carga tabágica de 84 maços/ano) e não apresenta hipertensão arterial sistêmica nem diabetes melito. Ao exame físico, apresenta laceração uretral no terço médio e proximal da uretra peniana de 6cm com exposição da mucosa uretral. O paciente não apresenta estenose uretral no segmento anterior nem posterior à laceração certificado após passagem de sonda nº20 pelo trajeto uretral. Foi submetido à uretroplastia com retalho de túnica vaginal dia 08/02/2019 sendo implantado CVD nº 16 fechada e mantido CVD nº 18 aberta por cistostomia. Recebeu alta no 3º dia de pós-operatório com uso antiótico por mais 5 dias iniciados a partir do pós-operatório imediato.
Resultados: No acompanhamento pós-operatório, apresentou episódio de orquiepididimite com necessidade de cobertura antibiótica. O mesmo apresentou melhora evolutiva sendo retirado o CVD pelo pênis no 28º dia de pós operatório e instituído cateterismo intermitente limpo. O CVD da cistostomia foi retirado no 35º dia de pós operatório. O paciente apresenta-se em cateterismo intermintente com a uretra patente e boa imagem da ferida operatória durante os 3 primeiros meses de acompanhamento.
Conclusao: O retalho de túnica vaginal e fácil de ser realizado e se apresenta como um boa opção nos casos de uretroplastias penianas para traumas extensos uretrais

Palavras Chave ( separado por ; )

Trauma de Uretra, Uretroplastia anterior, Estenose de uretra, Tunica vaginal

Área

Trauma / Uretra / Urologia Reconstrutora

Instituições

HOSPITAL FDERAL DA LAGOA - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

daniel savoldi Juraski, Henrique barbosa menezes, Luciano alves favorito