Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

RIM ÚNICO E TREZE TUMORES (13): NEFROURETERECTOMIA RADICAL LAPAROSCÓPICA, CIRURGIA DE BANCO POUPADORA DE NÉFRONS E AUTOTRANSPLANTE

Resumo

Resumo: Este é um complexo caso de um homem de 44 anos e rim único, com diagnóstico por Ressonância Magnética de no mínimo onze tumores sólidos à esquerda,. Apresentava-se em bom estado geral, sem sintomas e creatinina sérica de 1,3 mg/dl. Quatro meses antes, fora submetido à nefrectomia radical direita a céu aberto, por volumoso tumor de 20,2 x 11,6 cm com diagnóstico de Carcinoma renal papilar multifocal (Cromófilo) estagio pT2N0Mx.
Objetivo: Após discussão, planejamento multidisciplinar e com o consentimento expresso do paciente, optou-se por uma cirurgia de remoção dos tumores e preservação do rim.
Método: Realizou-se Nefroureterectomia radical laparoscópica esquerda, perfusão renal com solução resfriada, cirurgia de banco poupadora de néfrons e ressecção de todos os tumores. Utilizou-se ultrassonografia para a localização dos tumores profundos. Seguiu-se à reconstrução meticulosa do rim e autotransplante na fossa ilíaca direita.
Resultado: Dialisou apenas na primeira semana. Foi reoperado no 9º dia PO para drenagem de volumoso urinoma retroperitoneal. Teve alta no 19º PO com fístula que fechou espontaneamente no 40º PO. A creatinina sérica no 60º PO era 1,74 mg/dl. Não teve outras complicações. Treze (13) tumores foram ressecados e o diagnóstico foi de Carcinoma renal papilar multifocal tipo 1 e 2 (Cromófilo). Realizou RM para controle no 4º, no 8º, e no 12º mês PO, sem serem detectados recidiva ou metástases. Na data da edição deste texto está no 13º mês PO, tem vida normal e sua creatinina sérica é de 1,69mg/dl.
Conclusão: A cirurgia de banco poupadora de néfrons para tumor renal é uma opção viável em situações especiais. A abordagem laparoscópica deve ser usada sempre que possível para reduzir a morbidade do procedimento. Cirurgia de banco e autotransplante oferecem inúmeras vantagens sobre a condição anéfrica com terapia de substituição renal e deve ser considerada após discussão com o paciente.

Palavras Chave ( separado por ; )

Rim único; Carcinoma de células renais; Autotranspalnte renal; Cirurgia de banco; Cirurgia renal poupadora de néfrons; Nefroureterectomia radical laparoscópica

Área

Uro-oncologia

Instituições

Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LUIS ALBERTO ZANETTINI, LUIS FELIPE SNEL ZANETTINI, ANTONIO CARLOS ZANETTINI, ALAN EUGENIO PAULMICHL, OSVALDO VON EYE, MATHEUS VANIN RIZZON, ISNARD ELMAN LITVIN, RUBENS GUELFI