Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CORREÇAO DE RVU COM VANTRIS : ANALISE DE 100(112 URETERES) CASOS CONSECUTIVOS RELIAZADOS DE 2015-2018

Resumo

Introdução: O refluxo vesicoureteral consiste no fluxo retrógrado de urina da bexiga para o sistema urinário superior e é a anomalia do trato urinário mais comum em crianças. Ela ocorre em 1% a 2% da população pediátrica e em 30% a 40% das crianças que se apresentam com ITU febril.
O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais na prevenção de danos ao parênquima renal.
Desde a sua primeira descrição experimental em 1984, a correção endoscópica do RVU provou ser um método de tratamento minimamente invasivo com taxas de sucesso em torno de 70%. A cirurgia aberta, no entanto, apresenta taxas ainda maiores, em torno de 95% a 99%
Objetivos: Avaliar os pacientes submetidos ao tratamento com o copolímero poliacrilato-poliálcool(polyacrylate-polyalcohol copolymer - Vantris®).
Métodos: Estudo clínico, transversal e coleta retrospectiva dos dados. Foram analisados pacientes submetidos ao tratamento endoscópico do RVU no Hospital São Paulo de Ribeirão Preto . Análise de 100 (112 ureteres) casos consecutivos realizados de 2015-2018.
Resultados: No total de 100 pacientes (112 ureteres) foram submetidos ao tratamento, sendo bilateral em 12 casos , grau 1 e 2 em 99 ureteres, grau 3 em 7 ureteres, grau 4 em 6 ureteres com seguimento mínimo de 12 meses . Realizado uretrocistografia miccional após 3 meses, mostrando 88 ureteres com desaparecimento do RVU, todos grau 1 e 2; 11 ureteres grau 2 se tornaram grau 1 ; e os 13 ureteres grau 3 e 4 mostraram redução mas não desaparecimento após injeção , sendo indicado mais uma aplicação.
Conclusões: Não houve complicações durante e após procedimento, sendo um método efetivo, ambulatorial e minimamente invasivo. Quando comparado com resultados na literatura de seus antecessores (teflon, durasphere), mostra eficácia, com baixas taxas de complicações e resultados comparáveis a cirurgia convencional.

Palavras Chave ( separado por ; )

refluxo vesicoureteral ; vantris ; ureteres

Área

Urologia Pediátrica

Instituições

Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp - Sao Paulo - Brasil

Autores

Haylton Jorge Suaid, Gabriel Salim Casseb, Marcelo Denilson baptistussi, Fabiano Parigi, Minoru Morihisa, Murilo Ferreira Andrade, Felipe Barufaldi, Matheus Soares Vital, João Antônio Antonio Paluan, Ysmael Medina