Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

A SEXUALIDADE NOS PACIENTES SUBMETIDOS A PENECTOMIA POR CANCER DE PENIS

Resumo

Introdução: O câncer de pênis é uma doença que pode causar impacto significante na função sexual e na qualidade de vida do paciente.
Objetivos: O presente estudo visou analisar o impacto da penectomia na qualidade de vida sexual do paciente e na busca de formas de desenvolver sua sexualidade.
Métodos: Foi realizado um estudo transversal, prospectivo, quantitativo e qualitativo, em pacientes submetidos à penectomia no HOL entre agosto de 2017 e agosto de 2018, por meio de aplicação do Quociente Sexual Masculino validado para o português e de entrevista semi-dirigida.
Resultados: Os pacientes pesquisados não demostraram relação de condicionalidade entre a capacidade erétil, libido e satisfação sexual com o tamanho peniano, uma vez que – embora o desempenho sexual dos totalmente penectomizados tenha sido pior que os demais – outros conseguiram ter uma performance semelhante aos parcialmente penectomizados, conseguindo inclusive atingir o orgasmo. Estes últimos, por sua vez, apresentaram uma satisfação com o intercurso próximo dos que foram submetidos à cirurgia conservadora. Por outro lado, a despeito de ser menos mutiladora, a glandectomia não garantiu uma performance satisfatória devido à perda da sensibilidade atribuída à glande. Entretanto, isso não os impediu de tentar proporcionar prazer a suas parceiras. Atesta-se uma ferida narcísica que a cirurgia promoveu em sua autoconcepção de virilidade, a partir da qual evitam expor seus corpos aos outros ou a suas parceiras, embora o suporte conjugal tenha sido enfatizado como primordial.
Conclusão: Portanto, a cirurgia traz consigo a necessidade de reconstrução da imagem viril do paciente e reorganização de sua sexualidade a partir de uma corporeidade agora sem o sustentáculo imaginário do pênis.

Palavras Chave ( separado por ; )

Penectomia; sexualidade; qualidade de vida sexual

Área

Disfunção Sexual

Instituições

Hospital Ophir Loyola - Para - Brasil

Autores

Emília Yuki Susume , Luís Otávio Amaral Duarte Pinto, João Frederico Alves ANDRADE FILHO, Eduardo Alencar Carvalho , Jose Ricardo Tuma Ponte, Sidney António Cruz, Tiago Bezerra Machado, Alex Oliveira Moraes, Jones Barros Oliveira, Kelvyn Salorran Nunes Santos