Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

MINI-SLING A LONGO PRAZO MANTEM RESULTADOS?

Resumo

Introdução
Os slings de inserção única, conhecidos como “mini-slings”, foram desenvolvidos com objetivo de diminuir complicações mantendo os resultados. Os resultados a curto e médio prazo são semelhantes aos slings convencionais, porém faltam dados de longo prazo.
Objetivo
Apresentar os resultados funcionais de mini-sling com tempo de seguimento de 8anos com avaliação objetiva e subjetiva de continência urinária
Métodos
Estudo prospectivo realizado em centro de referência avaliou 40 pacientes submetidas a implante de mini-sling Ophira. A avaliação objetiva foi realizada utilizando PAD-test de 1 hora e perdas a manobra de Valsalva. Foi considerada continência quando ausência de perdas e melhora quando paciente apresentou perdas inferiores a 50% da perda inicial. Foi realizada avaliação subjetiva utilizando questionário International Consultation on Incontinence Questionnaire – Urinary Incontinence - Short Form - ICIQ-UI-SF. Pacientes foram avaliados ainda quanto a cirurgias prévias e comorbidades.
Resultados
Este é o trabalho prospectivo com maior tempo de seguimento disponível na literatura, com média de 100 ( 84-109) meses. O escore médio de ICIQ-UI-SF caiu de 16 (±2,9) pré operatório para 3,5 (±5) no último seguimento e a avaliação objetiva mostrou 67,5% de sucesso, 17,5% de melhora e 15% de falha. A idade média foi de 56 (±9anos) e idade e paridade não estiveram relacionadas a taxa de sucesso. No entanto, a presença de cirurgia prévia aumentou o risco de falha com odds ratio de 5,66 (p: 0,04). A taxa de sucesso, melhora e falha no grupo de pacientes sem cirurgia prévia foi de 85%, 10% e 5% respectivamente; enquanto no grupo de pacientes com cirurgias prévias foi de 50%, 25% e 25%.
Conclusões
Pacientes sem cirurgias prévias para tratamento de incontinência urinária apresentam os melhores resultados e parecem configurar a melhor indicação de mini-sling Ophira. Os resultados a longo prazo são comparáveis aos slings tradicionais mas estudos comparativos são necessários.

Palavras Chave ( separado por ; )

sling; mini-sling; resultados; incontinência urinária

Área

Urologia Feminina

Instituições

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Sao Paulo - Brasil

Autores

Lucas Mira Gon, Caio César Citatini de Campos, Brunno Raphael Iamashita Voris, Leonardo Oliveria Reis, Cássio Luís Zanettini Riccetto, Paulo César Rodrigues Palma, Arnol Peter Paul Acherman, Danilo Leite Andrade, Fabio Coltro Neto, Paulo Vitor Barreto