Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Efeito da lavagem dos ductos deferentes no tempo para atingir a azoospermia em pacientes submetidos a vasectomia

Resumo

RESUMO
Introdução: Apesar da sua eficácia, o objetivo final desejado que é a azoospermia e, consequente infertilidade, não é alcançada imediatamente após a vasectomia por causa dos espermatozoides residuais presentes nos vasos deferentes, distalmente à ligadura dos mesmos. Uma alternativa considerada para diminuir o tempo para a azoospermia é a lavagem dos cotos deferenciais distais durante o procedimento.
Objetivo: Avaliar o efeito da lavagem dos cotos deferenciais distais com a solução salina em pacientes submetidos à vasectomia sobre o tempo para atingir a azoospermia.
Método: Estudo randomizado e prospectivo, onde 60 homens foram divididos em dois grupos: Grupo Lavagem (GL) com 30 pacientes, onde foi realizado lavagem dos cotos deferenciais distais com 10 ml de solução salina durante a vasectomia e Grupo Sem Lavagem(GSL) 30 pacientes controle, onde foi realizado a vasectomia sem lavagem dos cotos. Os pacientes foram orientados a colher esperma para realização de espermograma na 5º, 10º, 15º, 20º e 25º ejaculação após a vasectomia em ambos os grupos.
Resultados: Quinze participantes do GL e 16 do GSL, perfazendo um total de 31 pacientes, foram excluídos devido a não realização dos espermogramas de controle. Os exames realizados nos cinco momentos dos grupos GL e GLS mostraram presença de espermatozoides imóveis respectivamente em 40 e 85.71%, 66.67 e 78.57%, 93.33 e 85.71%, 86.67 e 71.43%, 93.33 e 85.71%, dos pacientes, só havendo significância estatística no primeiro momento (p=0.011).
Conclusão: A lavagem dos ductos deferenciais com 10 ml de solução salina durante a vasectomia não diminuiu o tempo para obtenção da azoospermia pós-operatória

Palavras Chave ( separado por ; )

Palavras Chave: Vasectomia, Esterilização, Irrigação, Anticoncepção.

Área

Infertilidade

Instituições

FMABC - Sao Paulo - Brasil

Autores

Francisco Barros de Oliveira, Sidney Glina