Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

O EFEITO DO MICRORNA 100 E DO ANTI MICRORNA 100 E DE SEUS GENES ALVO NO CANCER DE PROSTATA METASTATICO EM MODELO IN VIVO.

Resumo

Introdução: O câncer de próstata (CP) metastático é doença incurável cujo tratamento tradicional e mais eficiente é o bloqueio androgênico. Essa modalidade, entretanto, tem papel limitado e após período médio de cinco anos os tumores adquirem o status de resistente a castração, sendo nessa fase as opções terapêuticas muito limitadas. Os microRNAs (miRNAs) são moléculas fundamentais para o controle da expressão de genes e a alteração de sua expressão durante o processo de carcinogênese no CP vem sendo estudada nos últimos anos com o objetivo de identificar novos biomarcadores diagnósticos, prognósticos e agentes terapêuticos.
Objetivo: Analisar a expressão do miRNA100 e do anti miRNA 100 e de seus genes alvo SMARCA5 e mTOR no CP metastático em modelo animal.
Método: Para a indução do CP metastático, 19 camundongos Balb/c nude foram inoculados com células PC-3M-luc-C6 (linhagem bioluminescente) intra venticular (VE). Após a o estabelecimento da doença metastática cinco animais foram tratados com o miRNA100 e cinco animais foram tratados com o seu inibidor associado ao atelocolágeno através de três injeções na veia caudal. Os demais animais foram utilizados como controles e foram tratados com injeção de “scramble miRNA”. As imagens foram obtidas no equipamento IVIS (Spectrum). A análise de expressão dos miRNAs e de seus genes alvo nas lesões metastáticas foi realizada através do método qRT- PCR.
Resultados: O tratamento com anti miRNA100 promoveu redução na velocidade de crescimento tumoral em relação aos grupos controle e miRNA100 . Os genes SMARCA5 e mTOR apresentaram superexpressão nos animais tratados com o miRNA 100 (média de expressão 2,166 e 1,383, respectivamente) quando comparado aos animais tratados com anti miRNA100 (média de expressão 1,232 e 0,584, respectivamente).
Conclusão: O tratamento com o anti miRNA100 em modelo animal de CP metastático mostrou diminuição da velocidade de crescimento tumoral. Notamos um aumento na expressão dos oncogenes SMARCA5 e mTOR nos animais tratados com miRNA 100, o que nos leva a confirmar o papel deste miRNA como um oncomiR em modelo animal de CP metastático.

Palavras Chave ( separado por ; )

Câncer de Próstata Metastático; MicroRNA; Modelo in vivo.

Área

Uro-oncologia

Instituições

Faculdade de Medicinada Universidade de São Paulo - Sao Paulo - Brasil

Autores

Vanessa Ribeiro Guimarães, Alexandre Iscaife, Sabrina Thalita Reis, Nayara Izabel Viana, Ruan Pimenta, Juliana Alves Camargo, Denis Reis Morais, Miguel Srougi, William Carlos Nahas, Katia Ramos Moreira Leite