Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CONSCIENTIZAÇAO DOS PROFISSIONAIS DE UM INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR SOBRE DOENÇAS DA PROSTATA DURANTE O NOVEMBRO AZUL.

Resumo

Introdução: O Câncer de próstata é atualmente o quinto tumor maligno mais comum no mundo e o Brasil estão entre os países com maior incidência, sendo estimado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) o surgimento 68.220 casos novos em 2019. Nesse contexto, destaca-se como essencial as ações voltadas para o rastreamento de doenças prostáticas, como exemplo o novembro azul. Entretanto a participação masculina nas ações de promoção e prevenção da saúde é dificultada devido ao conceito de o homem ser forte e invulnerável, do preconceito quanta a realização do exame e desinformação quanto à doença. Assim, mostra-se essencial uma participação mais efetiva pelos profissionais de saúde e pelos estudantes na conscientização da população masculina quanto ao câncer de próstata, tornando-se mais propensa a realizar exames de rastreio.

Objetivos: Conscientizar a população da importância da realização do rastreio de doenças prostáticas.
Metodologia: Foi desenvolvido uma ação de extensão social na Universidade de Fortaleza. Na ação social foi utilizado banner, por meio do qual os participantes da Liga discutiam os temas e esclareciam dúvidas da população, orientando sobre os assuntos abordados. Além disso, foram distribuídos panfletos, com a finalidade de facilitar a assimilação do tema.

Resultados : A partir da ação de conscientização, se evidenciou um interesse maior do público feminino em relação ao tema exposto, apesar deste se tratar de uma patologia exclusivamente masculina. As mulheres presentes da ação explicativa mostravam-se atentas durante toda a ação, e traziam bastantes dúvidas em relação à doença, seu quadro clínico, assim com seus diagnóstico e tratamento, com a finalidade de informar os homens de seus círculos de convívio, enquanto os homens presentes mostravam-se desinteressados e, por vezes, constrangidos com a abordagem do tema, sem questionamentos sobre a doença apresentada.

Conclusão: Por conseguinte, a realização desse mutirão de educação em saúde no que diz respeito a prevenção do câncer de próstata foi de grande importância para os pacientes que puderam se beneficiar dessa ação, visto que receberam orientações as quais reforçaram a importância da prevenção de tal doença e sobre os fatores de risco envolvidos, além de serem examinados . Do mesmo modo, essa ação ofereceu aos acadêmicos oportunidade de maior vivência prática, possibilitando a melhor sedimentação do conhecimento.

Palavras Chave ( separado por ; )

Saúde da População; Educação em Saúde; Infecções Urinárias.

Área

Uro-oncologia

Instituições

Universidade de Fortaleza - Ceara - Brasil

Autores

Ivon Teixeira de Souza, Lucas Amauri Alexandre, Ingryd Diógenes Pinheiro Gomes, Amanda Alencar de Carvalho, Bruno Henrique Nogueira Ramos, Sarah de Sousa Magalhães, Letícia Macêdo Pinto, Yvilla Cinara Rolim Magalhães