Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

LEIOMIOSSARCOMA DE PROSTATA SECUNDARIO A RADIOTERAPIA PARA CANCER DE RETO, UM DESAFIO PARA O UROLOGISTA

Resumo

Introdução: os sarcomas são tumores malignos raros, correspondendo a 1% das neoplasias malignas em adultos. Surgem de tecidos mesenquimais e têm capacidade de diferenciação em músculo esquelético liso ou estriado, tecido adiposo e fibroso, osso e cartilagem. A idade média de aparição é dos 50 aos 67 anos, com maior incidência em mulheres, na proporção 2 mulheres para cada homem. História de radioterapia é um dos fatores associados ao aparecimento da doença e há relatos de sarcomas diagnosticados até 54 anos depois da RT, sendo a média de 7 a 16 anos, na maioria das vezes relacionados a doses superiores a 40Gy.
Métodos: o vídeo mostra a prostatectomia radical laparoscópica assistida por robô de um paciente com diagnóstico pré-operatório em biopsia revelando leiomiossarcoma de próstata. O paciente havia recebido radioterapia pélvica 13 anos antes em tratamento a adenocarcinoma colorretal. Ponto interessante é que encontrou-se o plano posterior da próstata com dificuldade para dissecção acima do habitual e utilizou-se alteração da técnica cirúrgica padrão para dissecção retrógrada do plano posterior da próstata, de forma análoga à realizada durante a prostatectomia radical aberta.
Discussão e conclusão: o pilar do tratamento de todo sarcoma é a exérese cirúrgica e a ressecção cirúrgica incompleta possivelmente é o principal critério de pior prognóstico. Além do tratamento cirúrgico, deve-se avaliar quimioterapia e radioterapia adjuvantes. Há poucos estudos sobre o efeito de nova radioterapia para tratamento de sarcoma em área já irradiada no passado. De forma similar, o papel da quimioterapia adjuvante ainda é incerto. O ideal, portanto, é que as decisões terapêuticas sejam individualizadas. Além disso, estimula-se que os médicos lembrem desta possibilidade diagnóstica que, embora rara, pode acometer regiões familiares ao urologista.

Palavras Chave ( separado por ; )

Neoplasias da próstata; sarcoma; robótica

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Felício Rocho - Minas Gerais - Brasil, Pós-graduação Ciências Médicas - MG (PGCMMG) - Minas Gerais - Brasil

Autores

Rodrigo Lolli Almeida Salles, Leidy Paola Casas Grajales, Paulo Batista de Oliveira Arantes, Ricardo Hissashi Nishimoto, Pedro Romanelli de Castro, Julia Duarte de Souza, Stella D'Ávila de Souza Ramos