Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

LINFADENECTOMIA DE RESGATE ROBOTICA EM RECIDIVA DE CANCER DE PROSTATA

Resumo

Introdução: A recorrência extra-prostática é tratada na prática clínica primariamente por meio de terapia de privação androgênica imediata ou tardia. Entretanto, apenas os pacientes afetados por metástases linfonodais mostraram melhor prognóstico em comparação àqueles pacientes com metástases esqueléticas ou viscerais. Os guidelines atuais não discriminam a localização ou número de metástases para guiar a terapia de resgate, enquanto avanços recentes em imagem funcional provêm detecção cada vez mais precoce de recorrência clínica. Os objetivos da terapia dirigida para metástases nos pacientes com metástases apenas linfonodais consistem em otimizar o controle locorregional, limitar o risco de progressão à distância, evitar terapia de privação androgênica e potencialmente melhorar a sobrevida câncer-específica. Assim, terapia direcionada a linfonodos positivos no cenário de recorrência oligometastática é uma nova abordagem no manejo do câncer de próstata, com a literatura sobre o tema crescendo rapidamente. Trabalhos recentemente publicados sobre tratamento direcionado a metástases por cirurgia ou radioterapia estereotática sugerem que essa estratégia poderia otimizar resultados em termos de adiar tratamento sistêmico com toxicidade aceitável. Vários estudos sobre linfadenectomia de resgate vem sendo publicados nos últimos anos, incluindo a utilização do acesso robótico.
Método e resultados: o vídeo mostra uma linfadenectomia de resgate realizada em um paciente com recidiva pós-prostatectomia e PET-CT revelando acometimento linfonodal secundário em mesorreto e ilíaca interna. O linfonodo mesorretal foi previamente marcado com corante de carvão vegetal a 4%. O paciente apresentou redução do PSA no pós-operatório e segue em acompanhamento, sem ter iniciado terapia sistêmica até o momento.
Conclusão: o tratamento de linfonodos positivos no cenário de recorrência oligometastática é uma nova opção no manejo do câncer de próstata com resultados promissores e viabilidade técnica, com novos estudos devendo ser encorajados.

Palavras Chave ( separado por ; )

Neoplasias da próstata; prostatectomia; excisão de linfonodo

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Felício Rocho - Minas Gerais - Brasil, Pós-graduação Ciências Médicas - MG (PGCMMG) - Minas Gerais - Brasil

Autores

Rodrigo Lolli Almeida Salles, Pedro Romanelli de Castro, Paulo Batista de Oliveira Arantes