Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

URETROPLASTIA COM ENXERTO MUCOSA BUCAL: PROPOSTA DE UMA PONTUAÇAO DOS SINTOMAS PARA A AVALIAÇAO DA MORBIDADE INTRAORAL DURANTE O PERIODO POS-OPERATORIO

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo é propor um escore para avaliar como o local de retirada do enxerto de mucosa bucal (EMB) para a uretroplastia se comporta no pós-operatório.
Materiais e métodos: Foram estudados 20 pacientes (idade média = 61,1) com estenose uretral submetida a uretroplastia com EMB. Os seguintes parâmetros foram analisados no pós-operatório imediato e no pós-operatório tardio (30 dias após a cirurgia): Parestesia, dor, sangramento e dificuldade de alimentação. Os 4 itens foram pontuados de acordo com sua intensidade em ausente (0), leve (1 ponto) ou intensa (2 pontos), podendo o escore variar de 0 a 8 pontos. Para a análise estatística foi utilizado o teste t de student (p <0,05).
Resultados: Dos 20 pacientes, 6 (30%) tinham estenose do meato; 10 (50%) apresentavam estenose uretral bulbar; 1 (5%) apresentava estenose da uretra peniana; 2 (10%) apresentavam estenose uretral simultânea bulbar e peniana e 1 (5%) apresentava estenose simultânea de bulbar e meato. As estenoses variaram de 2 a 9 cm (média = 4,05 cm). No pós-operatório imediato, o escore variou de 0 a 7 pontos (média = 2,95). No pós-operatório tardio, o escore variou de 0 a 5 pontos (média = 1,1), com diferença significativa (p <0,05) do escore imediato.
Conclusão: A remoção da mucosa oral é bem tolerada pela maioria dos pacientes. Temos um pequeno tamanho da amostra, mas o uso do escore de sintomas pós-operatórios para o uso de EMB parece promissor e pode ser uma ferramenta auxiliar para a análise e tratamento dos sintomas no período pós-operatório.

Palavras Chave ( separado por ; )

uretroplastia; enxerto; enxerto de mucosa oral; estenose de uretra

Área

Trauma / Uretra / Urologia Reconstrutora

Instituições

Hospital da Federal da Lagoa - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Henrique Barbosa Menezes, Ulisses Guerra Pereira Sobrinho, Fernando Salles Filho, Paulo Henrique Pereira Conte, Rodrigo Ribeiro Vieiralves, Lucas Oliveira Claros, Luciano Alves Favorito, José Anacleto Resende Júnior