Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CORRELAÇĀO ENTRE MEDIA DE TEMPERATURA MENSAL, PICO DE TEMPERATURA, MEDIA DE UMIDADE RELATIVA DO AR E UROLITIASE : UM ESTUDO TRANSVERSAL

Resumo

A urolitíase é afecçāo comumente diagnosticada em serviços de pronto-atendimento mundialmente. Estudos recentes demonstraram uma prevalência anual de 8,8% da doença na populaçāo em geral. Pesquisas indicam aumento progressiva na incidência dos cálculos urinários nas últimas décadas, aumentando a importância da identificação de fatores de risco modificáveis. Nāo há um consenso que justifique a fisiopatologia do aumento da incidência da formaçāo dos cálculos durante os períodos mais quentes, porém a hipótese mais aceita é a hipótese do aumento da transpiraçāo. Quando as temperaturas médias se elevam e as temperaturas de pico aumentam demasiadamente, há um aumento da transpiraçāo, e por consequência, aumento da osmolaridade plasmática. Este estudo utilizou dados referentes ao número de internações por calculose das vias urinárias no hospital Santa Virgínia, localizado no bairro Belém, na cidade de São Paulo, compreendendo o período entre janeiro de 2011 a Dezembro de 2016, descriminando o número de internaçōes por mês, totalizando um n = 3529 casos.
As informaçōes obtidas foram cruzadas com dados referentes à temperatura e umidade relativa do ar , no mesmo período , na cidade de São Paulo, coletados a partir do domínio http://estacao.iag.usp.br.
Tomamos por base o número de internações no hospital Santa Virgínia por cálculo de via urinária, entre janeiro de 2011 a dezembro de 2016.O estudo foi delineado como um estudo transversal, tendo como objetivo estabelecer a razāo de chances (odds ratio) entre a gênese dos cálculos ,temperaturas mais elevadas e maior úmidade relative do ar.
Baseando-se nos dados apresentados , cálculo estatístico e nos resultados finais do presente estudo, pode-se afirmar que maiores temperaturas em associação com elevadas taxas de umidade relativa do ar representam fator de proteção para o desenvolvimento de urolitíase.


Palavras Chave ( separado por ; )

UROLITÍASE; TEMPERATURA

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Hospital Santa Virgínia - Sao Paulo - Brasil

Autores

Enrico Ferreira Martins Andrade, Gustavo Alarcon Pinto, Luiz Felipe Mansano Slavo, Luiz Gonzaga Fernandez Maringolo, Mário Henrique Bitar Siqueira, Darlan Pereira Brito, Ronan Cipolla Hoffmann, Leonardo Henrique Santos