Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇAO DE CHECKLIST ESPECIFICO DO OSATS PARA VARICOCELECTOMIA MICROCIRURGICA E DE MODELO DE TREINAMENTO

Resumo

INTRODUÇÃO: Ferramentas específicas para a mensuração de habilidades micro-operatórias já foram descritas, mas o instrumento mais utilizado no mundo, que atende a esse propósito, é o “Objective Structured Assessment of Technical Skills” (OSATS). Esse consiste em uma escala de classificação global, além de um checklist específico para cada operação. Vários checklists específicos do OSATS para diversas cirurgias já foram desenvolvidos e validados, inclusive no Brasil. Entretanto, até o momento, ainda não foi publicado um instrumento de avaliação objetivo e estruturado de habilidades técnicas operatórias específico para varicocelectomia microcirúrgica.
OBJETIVO: Desenvolver e validar um checklist específico do OSATS para varicocelectomia microcirúrgica e um modelo de treinamento.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional transversal que foi realizado no laboratório de microcirurgia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil. Primeiramente, foi desenvolvido um checklist específico do OSATS para varicocelectomia microcirúrgica e enviado eletronicamente a 558 membros da Sociedade Brasileira de Urologia para a validação de face e conteúdo da ferramenta. Após, foram recrutados um total de 12 participantes e divididos em dois grupos: três urologistas especialistas em microcirurgia e nove novatos, residentes de urologia. Foi realizado treinamento em varicocelectomia microcirúrgica em um modelo de simulação com placenta humana. Para a validade de constructo, cada participante foi filmado em anonimato e dois examinadores avaliaram os seus desempenhos usando o checklist específico do OSATS para varicocelectomia microcirúrgica.
RESULTADOS: As validades de face, conteúdo e constructo do instrumento foram alcançadas. Os especialistas receberam pontuações mais altas quando comparados com os novatos, o que evidenciou a capacidade de diferenciação dos níveis de experiência pela ferramenta. A média e o desvio-padrão dos tempos para completar a tarefa (em segundos) são, respectivamente, 201 e 23,64 para os especialistas e 495,67 e 60,13 para os novatos (p=0.01).
CONCLUSÃO: O checklist específico do OSATS para varicocelectomia microcirúrgica mostrou-se válido, confiável e pode ser usado para avaliar as habilidades microcirúrgicas. O modelo de simulação com placenta humana pode ser um instrumento de treinamento para varicocelectomia microcirúrgica.

Palavras Chave ( separado por ; )

Simulação; Avaliação; Educação médica; Treinamento; OSATS; Varicocelectomia microcirúrgica

Área

Transplante Renal / Miscelânea

Instituições

Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais (CEFET-MG) - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Minas Gerais - Brasil

Autores

Marcelo Esteves Chaves Campos, Marcelo Magaldi Oliveira Ribeiro, Augusto Barbosa Reis, Flávio Bambirra Gonçalves, Lilian Bambirra Assis