Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

VALIDAÇAO DO SIMULADOR VIRTUAL DE CIRURGIA ROBOTICA MIMIC DV-TRAINER® PARA USO NO BRASIL

Resumo

INTRODUÇÃO: Os simuladores do robô da Vinci® maximizam o desenvolvimento das habilidades operatórias, diminuindo, consequentemente, a curva de aprendizado em cirurgia robótica e permitem uma reciclagem dos cirurgiões. Apesar do simulador virtual de cirurgia robótica Mimic dV-Trainer® já ter sido amplamente validado em vários países, não foi até então validado no Brasil. Além disso, ainda faltam elementos para construir um programa de treinamento em cirurgia robótica utilizando este simulador em nosso país.
OBJETIVO: Validar o simulador virtual Mimic dV-Trainer® no Brasil e desenvolver um programa de treinamento progressivo em cirurgia robótica nesse simulador.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo coorte que foi realizado no Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas - FELUMA, Belo Horizonte, Brasil, de março a setembro de 2017. Foram recrutados um total de 15 participantes e divididos em três grupos: cinco especialistas em cirurgia robótica; cinco cirurgiões robóticos em treinamento e cinco novatos, residentes de urologia e sem experiência alguma com cirurgia robótica. Foi realizado um treinamento progressivo de habilidades cirúrgicas robóticas, utilizando o Mimic dV-Trainer® (MdVT). Após concluir o treinamento, os especialistas preencheram um questionário destinado a avaliar a validade de face e de conteúdo do simulador virtual. Para a validade de constructo, foi calculado o índice de desempenho de cada participante, que foi a razão entre a soma dos scores de cada exercício sobre o número de repetições necessárias para se alcançar o score de 80% em cada exercício, e os resultados foram comparados entres os três grupos.
RESULTADOS: O MdVT apresentou-se com validade de face e de conteúdo. Foram observadas diferenças significativas dos índices de desempenhos em pelo menos dois grupos de participantes em todos os exercícios, com exceção do exercício “Ring Walk 1”. A média global dos exercícios mostrou diferenças nos índices de desempenhos entre os grupos de acordo com seu nível de experiência, evidenciando a validade de constructo.
CONCLUSÃO: O treinamento progressivo de habilidades cirúrgicas robóticas, em uma ordem específica de exercícios, utilizando o MdVT permite o desenvolvimento técnico dos cirurgiões. Com a validação de face, de conteúdo e de constructo desse simulador pelo presente estudo, o seu uso contribuirá no ensino médico da cirurgia robótica no Brasil.

Palavras Chave ( separado por ; )

Simulação; Cirurgia robótica; Treinamento; Educação médica; Validação

Área

Transplante Renal / Miscelânea

Instituições

Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas (FELUMA) - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Minas Gerais - Brasil

Autores

Marcelo Esteves Chaves Campos, Augusto Barbosa Reis, Marcelo Magaldi Oliveira Ribeiro, Flávio Bambirra Gonçalves, Lilian Bambirra Assis, José Eduardo Fernandes Távora