Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

UM NOVO DISPOSITIVO PARA ESVAZIAMENTO INTERMITENTE DA BEXIGA: RESULTADOS A LONGO PRAZO

Resumo

Contextualização: A falha dos mecanismos de enchimento e esvaziamento vesical é um problema desafiador para a comunidade urológica. O cateterismo intermitente limpo(CIL) é o método mais utilizado para restaurar o esvaziamento da bexiga quando falham os mecanismos naturais. Por outro lado, esse procedimento pode causar impacto negativo na autoimagem e resultar em um declínio na qualidade de vida dos pacientes. Neste contexto, o uso de um dispositivo de esvaziamento vesical propõe ser eficaz e causar impacto positivo na qualidade de vida de pacientes em diferentes faixas etárias.

Objetivo: O objetivo do estudo foi avaliar a funcionalidade de um novo dispositivo para o esvaziamento intermitente da bexiga em pacientes do sexo feminino com falhas dos mecanismos de enchimento e esvaziamento vesical.

Materiais e métodos: Foi realizado estudo clínico randomizado, com 148 pacientes do sexo feminino, a maioria portadores de bexiga neurogênica, no período de março de 2015 a dezembro de 2018. Após randomização, as pacientes foram alocadas em dois grupos: Grupo I- Dispositivo de esvaziamento vesical(DEI) e Grupo II- Cateterismo intermitente Limpo(CIL). O desfecho primário foi definido como o impacto sobre a qualidade de vida. Dados sobre episódios de infeção do trato urinário, efeitos adversos, número de fraldas/dia e custos dos diversos tratamentos, foram também analisados.

Resultados: A aposição do novo dispositivo foi realizada em ambulatório, não havendo intercorrências durante os procedimentos. O dispositivo era trocado a cada 2 meses. As pacientes foram acompanhadas e avaliadas semestralmente. Houve melhora significativa na qualidade de vida, quando comparados os momentos pré e após o uso do dispositivo (p<0.001). Houve também redução significativa do número de episódios de infecção do trato urinário (p<0.001); efeitos adversos graves ausentes Houve redução do número de fraldas ou protetores diários.

Conclusão: O estudo de longo prazo com o novo dispositivo apresentou resultados promissores em relação à funcionalidade, mostrando melhora na qualidade de vida com redução dos episódios de infecção urinária e quantidade de fraldas /dia. Isso nos permite concluir que o mesmo pode representar um importante passo no tratamento de pacientes do sexo feminino que apresentam déficit dos mecanismos de enchimento e esvaziamento vesical.

Palavras Chave ( separado por ; )

Bexiga urinária neurogênica, Cateterismo uretral intermitente, Qualidade de vida.

Área

Uroneurologia / Disfunção Miccionais / Urodinâmica

Instituições

Hospital das Clínicas - UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

Salvador Vilar Correia Lima, Fernanda Camila Ferreira da Silva Calisto, Eugenio Soares Lustosa, Heron Oliveira Schots, Fabio de Oliveira Vilar