Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Resumo

Introdução: A infecção do trato urinário (ITU) é uma das causas mais comuns de infecção na população geral. A infecção urinária é caracterizada pelo crescimento bacteriano de pelo menos 100.000 unidades formadoras de colônias por ml de urina colhida em jato médio e de maneira asséptica. É mais prevalente no sexo feminino no qual mulheres adultas têm 50 vezes mais chances de adquirir ITU do que os homens, e 30% das mulheres apresentam ITU sintomática ao longo da vida. A infecção pode acometer somente o trato urinário inferior, denominando-se cistite ou pode ascender e acometer o trato superior, caracterizando a pielonefrite. As ITUs podem ser classificadas também em sintomáticas ou assintomáticas, não complicadas ou complicadas.
Objetivos: Conscientizar a população acerca da prevenção das ITUS.
Métodos: Ocasionamos esse relato a partir da ação de ensino e extensão na escola Yolanda Queiroz na cidade de Fortaleza-CE, no dia 22 de setembro de 2018, para a população que encontrava-se no local. A ação abrangeu cerca de 25 pessoas do sexo feminino e masculino, que foram abordadas por alunos da Liga de Nefrologia e Urologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Durante a ação, foi questionado ao público sobre o seu conhecimento acerca de ITUS, as principais causas e sintomas. Em seguida, foi dado orientações a respeito de sua prevenção.
Resultados: As ações em saúde tem o objetivo de levar informações acerca de comorbidades ao público leigo. Isso é, de fato, importante para o estudante de medicina, pois, com tais experiências, molda-se o aperfeiçoamento de linguagens e de conteúdo acerca da temática da ação e, assim, há benefício mútuo entre população e discentes. Encontramos um público alvo com nivel socioeconômico baixo, porém com muitas dúvidas e bastante interesse, pois tal ação era focada para seus filhos. Além da exposição de cartazes e entrega de panfletos, o mais interessante é o contato e interação com o público e a retirada de dúvidas.
Conclusões: Portanto, é de grande importância conscientizar a população a respeito das ITUs em crianças, promovendo um maior conhecimento do assunto ao público envolvido na ação, além de informar sobre as causas e sintomas principais dessa infecção, objetivando a prevenção desta na idade infantil. De mesma forma, a experiência docente realizada permitiu aos alunos uma vivência no campo prático, possibilitando sedimentar o aprendizado sobre o tema abordado.

Palavras Chave ( separado por ; )

Conscientização; Sistema urinário; Infecção.

Área

Infecção

Instituições

UNIFOR - Ceara - Brasil

Autores

Ivon Teixeira Souza, BRUNO Henrique Nogueira Ramos, Luccas Victor Rodrigues Dias, Amanda Alencar Carvalho, Lucas Amauri Alexandre, Yvilla Cinara Rolim Magalhães, Eduardo Linhares Soares, Pedro Ivo Amaral Rangel