Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO SOBRE O USO DE PRESERVATIVOS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITARIOS

Resumo

INTRODUÇÃO
A utilização de preservativos como forma de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis mostra-se eficaz desde que seja usado corretamente. Todavia, muitas pessoas, principalmente jovens, acabam se esquivando de utilizar e ficam vulneráveis e expostos a agentes etiológicos, colocando em risco sua saúde e de seus parceiros.
METODOLOGIA
Realizou-se uma pesquisa através de formulário eletrônico em que foram avaliadas 72 pessoas, com idade entre 18 e 32 anos. Os participantes da pesquisa responderam 6 questões que englobavam aspectos de sua vida sexual, com principal foco no uso de preservativos.
RESULTADOS
Foi observado que 52,8% dos avaliados possuem parceiro fixo e 47,8% não possuem um parceiro sexual fixo. Também, evidenciou-se 23,6% nunca usam preservativos; 27,8% raramente usam, 16,7% ocasionalmente usam e 31,9% sempre usam. Do mesmo modo, foi levantada a quantidade de relações sexuais semanais do grupo de estudo, e observou-se que a maioria mantém sua vida sexual ativa, com média de três vezes na semana.
DISCUSSÃO
Com base em nosso estudo, confirmamos a baixa adesão, por parte dos jovens universitários, ao uso de preservativos. Tendo em vista que mais da metade dos brasileiros nunca ou raramente usam preservativos, podemos inferir que isso pode ser uma das causas para o aumento da incidência de doenças sexualmente trasmissíveis. Por meio da pesquisa também foi possível notar que o grande número de infecções por doenças sexualmente transmissíveis não está ligado intimamente a falta de informação, tendo em vista que os entrevistados são alunos de uma instituição de ensino superior e a maior parte deles são alunos de cursos da área de saúde.
CONCLUSÃO
O resultado do estudo permitiu avaliar que a adesão ao uso de preservativos, como método de prevenção à DST´s, por parte dos universitários, mostra-se baixa. Dessa maneira, verificamos que eles ficam vulneráveis e expostos as complicações.

Palavras Chave ( separado por ; )

Condom; preservativo; DST´s; estudantes universitários; sexo; parceiros sexuais

Área

Disfunção Sexual

Instituições

Santa Casa de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

Rogério Saint Clair Pimentel Mafra, Fábio Carvalho Freitas, Gabriel Silva Assaf Ferreira, Kelvin Botelho Nunes, Robson Luiz Fernandes, Weslley Natanael Fideles, Natália Rodrigues Abreu Vieira, Ricardo Antônio Pádua Gandra