Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO CIRURGICO DE CANCER DE BEXIGA NO ESTADO DO AMAPA – AMAZONIA BRASILEIRA

Resumo

Introdução: O câncer de bexiga representa uma doença de grande impacto social tanto pela incidência crescente, quanto pela agressividade. Apesar do avanço dos métodos diagnósticos e terapêuticos, ela é responsável por altos índices de morbimortalidade. Objetivos: Descrever as características clínico-cirúrgicas e complicações pós-operatórias dos pacientes submetidos a tratamento cirúrgico de câncer de bexiga no estado do Amapá - Amazônia Brasileira.
Métodos: Estudo descritivo, transversal e quantitativo com dados de 52 prontuários de pacientes submetidos a tratamento cirúrgico para câncer de bexiga de setembro de 2013 a setembro de 2018 nos dois únicos hospitais que realizam tal tratamento neste estado. As neoplasias foram classificadas segundo TNM 2009 e a análise de complicações cirúrgicas seguiu a escala de Clavien-Dindo. As análises estatísticas foram realizadas usando o software Bioestat 5.0.
Resultados: Houve predominância de homens tratados cirurgicamente (62%), sendo a idade média de 64,3 anos. O diagnóstico histológico predominante foi carcinoma urotelial (90%), com a seguinte distribuição quanto aos tumores T2 (25%), T3 (40%) e T4 (33%), havendo apenas um único achado de processo inflamatório local na peça pós-operatória (T0). A derivação urinária de escolha foi a derivação incontinente a Bricker, sendo tal técnica realizada 31% dos casos. Houve maior incidência de deiscência de ferida operatória e íleo paralítico como complicações da cistectomia radical e hematúria em RTU de tumor vesical, com 13% de complicações no total das cirurgias realizadas e índice de mortalidade no pós-operatório de 15,4%.
Conclusões: No Amapá, houve predominância de homens na sétima década, com doença extra-vesical tratados cirurgicamente. Houve ainda considerável índice de morbimortalidade no pós-operatório imediato.

Palavras Chave ( separado por ; )

Neoplasia da bexiga urinária; Cistectomia

Área

Uro-oncologia

Instituições

Universidade Federal do Amapá - Amapa - Brasil

Autores

Diego Oliveira Moraes, Amanda Casagrande Dias, Fernanda Jucá Cirilo, Danilo Pereira Garcia Maciel , Lucas Facco Silva, Yasmin Cristina Oliveira, Lecildo Lira Batista, Thiago Afonso Teixeira