Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE DE VIDA APOS OPÇOES DE TRATAMENTO PARA CANCER DE PROSTATA LOCALIZADO EM PACIENTES DO SUL DO BRASIL

Resumo

INTRODUÇÃO: Os tratamentos para câncer de próstata (CaP) podem apresentar complicações e impactar negativamente a qualidade de vida (QV). Atualmente, a QV é adotada como desfecho e auxilia na escolha da terapia.
MÉTODOS: Estudo transversal com 159 pacientes com CaP atendidos no CEPON em 2011. O questionário EORTC-PR25 e um questionário complementar foram aplicados pré e após 1 ano do tratamento. Os dados foram analisados através do programa SPSS 13.0, com os testes do qui-quadrado, Kruskal-Wallis, Wilcoxon, ANOVA e de Tukey. O nível de significância foi de 5%.
RESULTADOS: Dos 159 pacientes, 61 (38%) foram submetidos à cirurgia, 53 (33%) à radioterapia e 45 (28%) optaram por seguimento ativo. Os grupos foram heterogêneos quanto a classificação de risco (p=0.015). A idade média foi de 64,8 anos.
No grupo da cirurgia, os domínios sintomas urinários (p=0,03) e incontinência urinária (p<0,001); da radioterapia, os domínios sintomas intestinais (p=0,006) e sintomas de hipogonadismo (p=0,01); e do seguimento ativo, os domínios atividade sexual (p=0,03), função sexual (p=0,005) apresentaram piora estatisticamente significante.
No seguimento ativo, os sintomas urinários apresentaram melhora (p=0,003).
Quanto os grupos foram comparados entre si, a cirurgia apresentou pior variação nos domínios da atividade sexual (p=0,05) e de sintomas urinários (p=0,001), enquanto a radioterapia apresentou piora nos sintomas intestinais (p=0,02).
CONCLUSÕES: O seguimento ativo apresentou piora na atividade sexual, enquanto que a radioterapia está associada a piores resultados para sintomas intestinais e a cirurgia impactou negativamente a atividade sexual, os sintomas urinários e a taxa de incontinência urinária.

Palavras Chave ( separado por ; )

cancer de prostata; qualidade de vida

Área

Uro-oncologia

Instituições

CEPON - Santa Catarina - Brasil, HGCR - Santa Catarina - Brasil

Autores

Diego Carrão Winckler, Flavia Hoffmann Mortari, Flavio Lobo Heldwein