Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO CIRURGICO DE HIPERPLASIA PROSTATICA BENIGNA: COMPARAÇAO DE RESULTADOS ENTRE PROSTATECTOMIA ABERTA E RESSECÇAO TRANSURETRAL DE PROSTATA.

Resumo

INTRODUÇÃO: A prostatectomia transvesical (PTV) e a ressecção transuretral da próstata (RTUP) são as duas modalidades cirúrgicas mais difundidas e realizadas para o tratamento cirúrgico da hiperplasia prostática benigna (HPB). A decisão de qual cirurgia utilizar depende de vários fatores, mas em geral a escolha é baseada pelo peso prostático, se preferindo realizar RTUP para próstatas maiores que 80g e PTV para próstatas maiores que isso.
OBJETIVOS: comparar complicações pós-operatórias e resultados funcionais da PTV à RTUP no tratamento da hiperplasia prostática benigna.
MÉTODOS: Realizada análise retrospectiva dos prontuários dos pacientes submetidos a PTV e RTUP de acordo com as indicações específicas. As variáveis analisadas foram o escore de sintomas internacionais da próstata (IPSS), o resíduo pós-miccional avaliado por ultrassonografia, as complicações pós-operatórias e a qualidade de vida dos pacientes. O seguimento dos pacientes ocorreu durante 6 meses após o procedimento.
RESULTADOS: Foram incluídos 68 pacientes no estudo, 36 submetidos a PTV e 32 a RTUP. A média de idade dos pacientes no grupo que foi submetido a PTV foi de 73,5 anos e a de RTUP foi 68,0 anos. A análise dos parâmetros do IPSS não apresentou relevância estatística. A mediana do pico de fluxo foi de 13,1 e 9,2 nos grupos PTV e RTUP, respectivamente (p<0,05). Houve necessidade de reabordagem devido a estenose de uretra durante o seguimento em 4 pacientes no grupo de RTUP e de abordagem durante o internamento para evacuação de coágulos vesicais em 2 pacientes do grupo de PTV. O sintoma mais relatado pelos pacientes no pós-operatório do grupo RTUP foi disúria, comparando ao grupo de PTV (p<0,05). O tempo de internamento foi maior no grupo de PTV, comparando ao grupo de RTUP, sendo de uma média de 5 dias (p<0,05). Não houve diferença estatística quanto a parâmetros de qualidade de vida comparando os dois grupos.
CONCLUSÕES: PTV e RTUP são alternativas de tratamento praticamente equivalentes quanto ao tratamento de HPB, respeitando as indicações específicas. Não houve diferença quanto aos parâmetros de qualidade de vida.

Palavras Chave ( separado por ; )

RTUP; PTV; HPB

Área

Hiperplasia Prostática Benigna

Instituições

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE FORTALEZA - Ceara - Brasil

Autores

BRUNO ROBERTO SILVA FERREIRA, ANGELO CUNHA FIGUEIREDO FILHO, LUCAS BRUNO BORGES, FRANCISCO JOSE CABRAL MESQUITA, ROMULO AUGUSTO SILVEIRA, CLOVIS CARDOSO PAIVA NETO, GUILHERME CARDOSO FERNANDES