Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DE SINTOMAS URINARIOS E DE PARAMETROS LABORATORIAIS EM PACIENTES OBESOS ANTES E APOS CIRURGIA BARIATRICA: UM ESTUDO PROSPECTIVO.

Resumo

INTRODUÇÃO A obesidade é doença crônica, universal, de prevalência crescente e que vem atingindo proporções preocupantes em todo o mundo, principalmente nos países ocidentais, sendo considerada atualmente um dos principais problemas de saúde pública da sociedade moderna. A obesidade gera um grande impacto na qualidade de vida dos pacientes, pois está relacionada com uma variedade de comorbidades como hipertensão, diabetes, entre outras, além de distúrbios miccionais e alterações hormonais.
OBJETIVOS: Investigar a evolução dos sintomas urinários e de parâmetros hormonais, além da qualidade de vida em pacientes obesos antes e depois da realização da cirurgia bariátrica.
MÉTODOS: Estudo prospectivo. Pacientes obesos, identificados previamente como portadores de bexiga hiperativa, selecionados para a cirurgia bariátrica foram entrevistados antes e seis meses após o procedimento cirúrgico. Foram usados os questionários ICIQ-OAB para investigação dos sintomas de bexiga hiperativa, e o WHO-QOL, para avaliação da qualidade de vida. Também foram coletados resultados de exames, dados da cirurgia. Realizada análise estatística através do SPSS.
RESULTADOS: Foram incluídos no estudo 38 pacientes. 14 homens e 24 mulheres. Os sintomas urinários mais prevalentes no pré-operatório foram frequência urinária (70%), noctúria (65%), e urgência urinária (58%). A média de perda de peso após a cirurgia foi de 31,71 kg (p<0,05). Os parâmetros laboratoriais que tiveram mudanças estatisticamente significativa foram glicemia, albumina, colesterol HDL, VLDL, e triglicerídeos (p<0,05). No homens, houve melhora significativa nos níveis de testosterona total e de SHBG. Houve melhora significativa em quase todos os pontos avaliados pelo questionário de sintomas urinários. Os parâmetros frequência urinária, sensação de esvaziamento incompleto, poliúria e noctúria tiveram melhora com significado estatístico (p<0,05). Quase todos os parâmetros avaliados pelo questionário de qualidade de vida tiveram melhora significativa.
CONCLUSÕES: A cirurgia bariátrica contribuiu de maneira fundamental na melhora dos sintomas urinários, na qualidade de vida e nos parâmetros laboratoriais dos pacientes avaliados.

Palavras Chave ( separado por ; )

SINTOMAS URINÁRIOS; BARIÁTRICA; BEXIGA HIPERATIVA

Área

Uroneurologia / Disfunção Miccionais / Urodinâmica

Instituições

CLINICA DIGESTIVE CENTER - Ceara - Brasil, SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE FORTALEZA - Ceara - Brasil

Autores

BRUNO ROBERTO SILVA FERREIRA, MARIA AMELIA DANTAS GADELHA FERREIRA, ANGELO CUNHA FIGUEIREDO FILHO, MARINA ALVES SAMPAIO SCAFURI, IBRAIM CAVALCANTE CASTRO, ARIEL GUSTAVO SCAFURI