Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE FOURNIER: EXPERIENCIA DE 13 CASOS EM UM CENTRO DE REFERENCIA

Resumo

Introdução: A gangrena de Fournier (GF), uma fasciíte necrotizante de alta mortalidade que acomete o aparelho geniturinário masculino assim como região perineal, perianal e parede abdominal. A mortalidade de GF ainda é próxima dos 50% e tende a afetar pacientes entre a 2a e 6a décadas de vida, com comorbidades predisponentes.
Objetivos e Métodos: Revisamos a experiência dos últimos 3 anos com 13 pacientes atendidos no serviço de Urologia do Hospital do Servidor Estadual com objetivo de identificar e discutir fatores preditores de mortalidade, severidade da doença e sobrevivência dos pacientes, assim como fatores etiológicos. Foram analisadas as seguintes variáveis: gênero, idade, tempo de evolução até assistência médica, morbidades prévias, tempo de internação, antibioticoterapia, tempo de antibioticoterapia, indicação de câmara hiperbárica, disfunção orgânica (cardiovascular e renal) assim como leucocitose com desvio , atividade inflamatória em exames de entrada no setor de urgência e sensibilidade de culturas
Resultados: Dos pacientes analisados treze foram do gênero masculino com predominância em idosos, onze maiores de 60 anos de idade. Sete indivíduos procuraram assistência médica até 3 dias do inicio dos sintomas e seis da amostra, procuram nosso serviço a partir do quarto dia de sintomatologia. Observamos que nove apresentavam instabilidade hemodinâmica e sete apresentavam disfunção renal na chegada a unidade de urgência assim como seis pacientes tinham leucocitose com desvio a esquerda e todos apresentavam proteína C reativa aumentada como marcador de resposta inflamatória. A câmara hiperbárica foi utilizada em seis pacientes dos quais cinco necessitaram de 10 sessões frente a cinco pacientes que não a utilizaram. A abordagem cirúrgica o seguimento do paciente internado, inicialmente, todos os paciente foram submetidos a desbridamento cirúrgico agressivo. Três pacientes foram a óbito e dez obtiveram cura e alta hospitalar.
Discussão: Comparando à bibliografia existente, constatamos que a abordagem precoce, assim como o tratamento multidisciplinar confere um melhor prognóstico, culminando com menor mortalidade. Quando comparado a bibliografia existente, constatamos uma mortalidade inferior as taxas de outros centros, podendo determinar novos planos terapêuticos.

Palavras Chave ( separado por ; )

Grangrena de Fournier; Síndrome de Fournier; Cirurgia reconstrutiva; Reabilitação; Câmara hiperbárica

Área

Ciência Básica

Instituições

Hospital do servidor Público estadual de SP – HSPE – IAMSPE - Sao Paulo - Brasil

Autores

Mario José Brea Monteiro Brito, Caio Pasquali Dias dos Santos, Cassio Louzada Borghi, João Paulo Barbosa de Oliveira, Lucas Martinucci de Oliveira, Lucas Perini Guerra, Matheus Del Grandi Spontão, Brenno Ivo Soares Santos, Renato Panhoca, Luis Augusto Seabra Rios