Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

A INFLUENCIA DAS CARACTERÍSTICAS DOS CÁLCULOS URINÁRIOS SOBRE O SUCESSO TERAPÊUTICO DA LECO

Resumo

Introdução
Cálculos renais podem se apresentar de inúmeras maneiras no trato urinário, com variações na sua densidade, massa, localização e número. Este estudo analisou a influência das características do cálculo sobre o sucesso terapêutico da LECO - fragmentação e eliminação.
Materiais e Métodos
Foi realizada uma análise prospectiva de pacientes submetidos à LECO, entre outubro de 2017 a março de 2018, avaliando-se por meio de exames de imagem as características morfológicas dos cálculos urinários antes e 30 dias após o tratamento. A avaliação estatística foi realizada através do teste de T-student e Qui-quadrado, IC 95%. Foram excluídos os pacientes que não compareceram ao retorno ou não realizaram exame de controle.
Resultados
Dos 144 pacientes analisados no estudo, 17 foram excluídos por falta de controle com imagens. 28,8% não fragmentaram o cálculo, 18,05% fragmentaram menos de 25%, 28,47% fragmentaram mais que 25%, 14,58% foram considerados livres de cálculos após o procedimento. A localização do cálculo em cálice superior, inferior, médio, pelve e ureter não influenciou no sucesso terapêutico da LECO (p=0,10). O tamanho do cálculo relacionou-se com o sucesso terapêutico, cálculos menores de 10,5mm de diâmetro tiveram maior sucesso terapêutico (stone-free ou fragmentação > 25%), se comparados aos maiores de 10,5mm, que apresentaram maior taxa de falha terapêutica (sem fragmentação ou < 25%), com p=0,0006092. A densidade relacionou-se com o sucesso terapêutico, cálculos com densidade menor que 1000UH tiveram melhor sucesso terapêutico se comparados aos com mais de 1000UH (p=0.06)
Conclusão
A maior influência no sucesso terapêutico da LECO foi o tamanho do cálculo, seguido da densidade. Cálculos menores a 10,5mm e com densidade menor a 1000UH tiveram melhor fragmentação.

Palavras Chave ( separado por ; )

Litiase; litotripsia extra-corporea

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Hospital de Clinicas da UFPR - Parana - Brasil

Autores

Thais Takamura, Guilherme Sawczyn, Daniel Carara, Fernando Fogliatto, Lydio BArbier Neto, Luiz SErgio Santos