Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ADENOMA NEFROGENICO DE BEXIGA EM CRIANÇA TRATADA COM RESSECÇAO TRANSURETRAL EM BLOCO: RELATO DE CASO

Resumo

Introdução: ​Adenoma nefrogênico é uma rara lesão metaplásica do urotélio. É descrita por muitos autores como uma lesão benigna, porém há relatados alguns casos de degenaração maligna. A fisiopatologia desta doença permanece indefinida. Sua incidência é maior entre indivíduos do sexo masculino, com maior prevalência na idade adulta. Cerca de 10% dos casos ocorrem na infância. Os fatores de risco são: inflamação crônica do urotélio, transplante renal, infecções de trato urogenital recorrentes, história de cirurgia urológica, trauma prévio, cálculo e cateterização, entre outros. O tratamento consiste em ressecção trans-uretral de bexiga das lesões com eletrocauterização. Também é citado uso de hialuronato de sódio e cistectomia em casos refratários. A taxa de recorrência após o tratamento é elevada.

Objetivos: ​O objetivo deste trabalho é relatar o caso de uma paciente com adenoma nefrogênico de bexiga atendida no serviço de Cirurgia Pediátrica em conjunto com o serviço de Urologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Métodos: ​O relato foi realizado com base nos dados coletados do prontuário físico da paciente. A revisão de literatura utilizou artigos obtidos nas seguintes bases de dados: Pubmed e Medline.

Resultados: ​Paciente do sexo feminino, 12 anos, com história de reimplante ureteral com 1 ano e dois meses, devido a refluxo vesicoureteral, apresentou áreas de espessamento focal da bexiga e lesões de pequenas dimensões aspecto vegetante em exames de imagem. Foi realizada complementação diagnóstica com biópsia guiada por cistoscopia armada. O material recolhido foi encaminhado à análise anátomo-patológica e confirmada, posteriormente, por imuno-histoquímica as quais foram condizentes com o diagnóstico de adenoma nefrogênico. O tratamento cirúrgico realizado foi a ressecção transuretral em bloco das lesões.

Conclusões: ​O presente relato apresenta um caso de adenoma nefrogênico em um paciente com perfil não usual desta patologia. Foi optado pelo tratamento com ressecção transuretral em bloco. Esta paciente deverá manter acompanhamento regular no serviço.

Palavras Chave ( separado por ; )

ADENOMA NEFROGÊNICO; NEOPLASIA DE BEXIGA; RESSECÇÃO TRANSURETRAL DE BEXIGA EM BLOCO;

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital de Clínicas - Universidade Federal do Paraná - Parana - Brasil

Autores

RAPHAEL FLAVIO FACHINI CIPRIANI, MARCELO MANGINI, JOAQUIM LORENZETI ANDRADE, IVAM VARGAS MARTINS DA SILVA, GUSTAVO GOMES OLIVEIRA, KARIN APARECIDA BECKER, MARIA HELENA PERALTA DEL VALLE, DANILO CASTRO NAGATO, MELINA PAULA DE ARAÚJO MESKAU, LUCIANO RICARDO SFREDO