Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO DE CACULO URETERAL PROXIMAL COM LECO E URETEROLITOTRIPSIA (SEMI-RIGIDA E FLEXIVEL)

Resumo

Introdução: O tratamento do cálculo ureteral modificou-se drasticamente desde 1980, quando foram introduzidas a litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO), a ureteroscopia e a litotripsia percutânea. A LECO está bem estabelecida como primeira escolha no tratamento de cálculos renais menores de 20mm e cálculos de ureter proximal. O ureteroscópio foi introduzido para o tratamento de todos os cálculos ureterais e alguns cálculos da pelve renal, sendo atualmente uma indicação muito frequente para cálculos ureterais superiores, principalmente quando associado à tecnologia do laser.
Objetivos: O objetivo deste estudo é relatar a eficácia do tratamento da calculose ureteral proximal com as diferentes modalidades: LECO, ureterolitotripsia (semi-rígida e flexível).
Métodos: Divididos dois grupos com 25 pacientes em cada. O primeiro grupo submetido a LECO e o segundo a ureterolitotripsia, com cálculos de 5-12 mm, localizados em terço proximal do ureter. Não houve diferença quanto a sexo e idade.
Resultados: LECO assistida por ultrassonografia e radioscopia foi realizada em 75% dos casos com sucesso. URS (ureteroscopia semirrígida) foi realizada com sucesso em 18 dos 25 casos (72%), sendo que em 7 casos os cálculos migraram para o rim e foram tratados com por URS-F (ureteroscopia flexível). Os paciente foram seguidos por 3 meses, através de tomografia sem contraste, obtendo-se taxa livre de cálculos (¨stone free¨) de 100%.
Conclusões: a ureteroscopia no tratamento dos cálculos de ureter proximal mostrou ser um método mais completo, quando comparada com a LECO, atingindo taxas de sucesso mais significativas e baixos índices de complicação.

Palavras Chave ( separado por ; )

Litíase ureteral; ureteroscopia; litotripsia

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP - Sao Paulo - Brasil

Autores

MARCELO DENILSON BAPTISTUSSI, FELIPE BARUFALDI, HAYLTON JORGE SUAID, FABIANO PARIGI, GABRIEL SALIM CASSEB, MATHEUS SOARES VITAL, JOÃO ANTÔNIO VANNUCCI PALUAN, MINORU MORIHISA, MURILO FERREIRA ANDRADE, LEOPOLDO RUIZ MACHADO