Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

A PUNÇAO ASPIRATIVA PERCUTANEA DE ESPERMATOZOIDES DE EPIDIDIMO REALMENTE CAUSA A SUA OBSTRUÇAO? ESTUDO DE PARAMETROS PREDITIVOS

Resumo

Introdução: Existe o conceito clássico de que a punção aspirativa percutânea de espermatozoides de epidídimo (PESA) causa obstrução epididimária em pacientes vasectomizados e, portanto, inviabilizaria uma futura vaso-vasostomia.
Objetivos: Avaliar a presença de espermatozoides (Sptz) no fluído do vaso deferente (FVD) após PESA para estabelecer se ainda há patência epididimária e se existiria algum parâmetro preditivo da mesma.
Métodos: Dezesseis pacientes vasectomizados que falharam suas FIV/ICSI, com o emprego de PESA (unilateral em 14 e bilateral em 2 pacientes), foram submetidos à reversão microcirúrgica de vasectomia com análise intra-operatória de Sptz no FVD quanto à presença, concentração e motilidade espermática. Os parâmetros do estudo foram a idade dos pacientes, o tempo decorrido entre a vasectomia e a análise intra-operatória de Sptz no FVD (V-FVDt), o tempo decorrido entre a PESA e esta análise (PESA-FVDt).
Resultados: A idade média dos pacientes foi de 45,88 ± 5,66 anos (39 a 59). O V-FVDt médio foi de 15,56 ± 7,37 anos (8 a 25). O PESA-FVDt médio foi de 21,06 ± 15,06 meses (7 a 54). A análise intra-operatória de Sptz no FVD demonstrou Sptz em 10 pacientes (62,50%), com concentração média de 28,97 ± 25,07 milhões de Sptz/ml e formas móveis em 5 pacientes (progressivas = 30%, 10%, 5%, 1% e < 1%, respectivamente). O parâmetro V-FVDt médio demonstrou diferença estatisticamente significativa entre os 10 pacientes que possuíam Sptz no FVD e os 6 que não possuíam Sptz no FVD (11,80 ± 4,78 anos versus 21,83 ± 6,79 anos, respectivamente, p<0,05).
Conclusões: A PESA em pacientes vasectomizados não causou obstrução epididimária em quase dois terços dos pacientes. O tempo decorrido entre a vasectomia e a sua reversão foi o melhor parâmetro preditivo de patência epididimária após PESA, ou seja, quanto menor este tempo, maior a probabilidade de haver ausência de obstrução.

Palavras Chave ( separado por ; )

PESA; Vasectomia; Reversão de Vasectomia; Deferente

Área

Infertilidade

Instituições

Clínica Los Angeles - Parana - Brasil

Autores

FERNANDO LORENZINI, MARIANA SIMONATO LORENZINI