Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CISTECTOMIA RADICAL LAPAROSCOPICA COM RECONSTRUÇAO DO BRICKER EXTRACORPOREO EM PACIENTES COM NEOPLASIA DE BEXIGA.

Resumo

Introdução: A neoplasia de bexiga está entre as mais comuns, com elevada morbidade e mortalidade. O tratamento dessa patologia inclui a cistectomia radical, que pode ser realizada via laparoscópica, com menor morbidade ao paciente.

Objetivo: Apresentar o passo a passo da técnica cirúrgica adotada na cistectomia radical laparoscópica com reconstrução do Bricker extracorpóreo em pacientes com neoplasia de bexiga.

Métodos: O procedimento foi realizado em 6 pacientes, sendo 4 homens e 2 mulheres, no ano de 2018, todos diagnosticados com carcinoma de células transicionais músculo-invasivo, T3, sendo 2 pacientes com dilatação pielocalical e 4 com metástase linfonodal.

Resultados: O tempo cirúrgico médio foi de 250 minutos, com sangramento estimado em 300ml em média. Todos tiveram alta hospitalar no 5° dia pós-operatório, com cateter duplo J implantados bilateralmente. No seguimento, 2 pacientes foram reabordados por complicações (1 fistula urinária, 1 obstrução intestinal) e 1 internado para tratamento de pielonefrite. O laudo anátomo-patológico de todos os pacientes demonstrou carcinoma de células transicionais musculo-invasivo. Todos foram encaminhados para acompanhamento com oncologista. Os cateteres duplo J foram retirados após 14 dias da cirurgia.

Conclusão: A cistectomia radical laparoscópica com reconstrução do Bricker extracorpóreo é uma técnica segura, reprodutível e com resultados superiores em relação à abordagem convencional.

Palavras Chave ( separado por ; )

Cistectomia radical, Hematuria

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Cardio-Pulmonar - Bahia - Brasil, Universidade Federal da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Filip M S Prado, Felipe Silva Pereira, Lucas Teixeira Batista, Andre Costa Matos, Ubirajara Barroso, Emanoel Nascimento Santos, Rafael Rocha Tourinho, Maria Campos Fernandes, Karolinny Santana Pedreira, Daniel Gaidzakian Jorge