Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

EXPERIENCIA INICIAL EM CISTECTOMIA RADICAL LAPAROCOPICA E RECONSTRUCAO EXTRACORPOREA

Resumo

introdução: A Cistectomia radical laparoscópica com linfadenectomia pélvica é o tratamento padrão ouro no câncer de bexiga invasivo não metastático e em alguns casos de câncer de bexiga de alto grau não invasivo.A realização da cistectomia com técnicas minimamente invasivas (robótica e laparoscópicas) vem crescendo nos últimos anos com os benefícios de uma técnica não invasivas como: menor risco de transfusão sanguínea, menor risco de infecção, menor dor pós operatório.
Objetivo: Apresentar a experiencia inicial na realização da cistectomia radical laparoscópica por um único cirurgião (PG)
Materiais e métodos: Entre julho de 2017 a abril de 2019 8 paciente foram submetidos a cistectomia radical laparoscópica.
a idade média dos pacientes foi 69 anos (47-82) anos. Em 3 pacientes a reconstrução foi a ureterostomia cutãnea e 5 pacientes foram submetidos a cirurgia de briker. A cistectomia e a linfadenectomia bilateral foram realizadas por videolaparoscopia. nos casos da ureterostomia cutânea os ureteres foram fixados na pele em um dos orifícios dos portais. nos casos de reconstrução a briker, essa reconstrução foi realizada extracorporea através de incisão mediana transumnilical.
Resultados: Todas as cirurgias foram completadas por via laparoscópicas sem necessidade de conversão. o tempo médio de internação hospitalar foi de 9 dias ( 6-18 ) dias. comfollow up médio de 9 meses, 2 pacientes apresentaram doença metastático pulmonar. todos os pacientes permanecem vivos durante esse followup. Um paciente apresentou estenose do ureter, sendo tratado com implante de duplo j.
Conclusão: A cistectomia minimamente invasiva é factível em cirurgiões com experiencia em laparoscopia, apresentam resultados satisfatórios a curto prazo na nossa casuística.

Palavras Chave ( separado por ; )

cistectomia;laparoscopia, cancer

Área

Uro-oncologia

Instituições

HOSPITAL DE ENCINO ALCIDES CARNEIRO (HAC) - Rio de Janeiro - Brasil, UERJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

PEDRO GABRICH, RAFAEL GABRICH, RICARDO FREIRE DA SILVA, DANILO DE SOUZA LIMA, RONALDO DAMIAO