Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

A INFLUENCIA DAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PACIENTE NAS COMPLICAÇÕES RESULTANTES DA LITOTRIPSIA EXTRACORPÓREA

Resumo

Introdução: A litíase urinária é uma doença de alta prevalência mundial que apresenta grande morbidade na população em geral. As complicações decorrem da presença do cálculo na via excretora e se traduzem por cólica renal, dilatação das vias urinarias, hematúria, infecção urinária e por vezes perda da função da unidade renal envolvida.
Objetivos: Este estudo objetiva analisar a influência das características gerais do paciente sob as complicações clínicas da litíase urinária como dor, hematúria, febre e Infecção urinária (ITU).
Materiais e Métodos: Análise prospectiva de dados epidemiológicos e sintomas dos pacientes submetidos à LECO, entre outubro de 2017 a março de 2018, por meio de questionário aplicado antes da sessão e ao retorno. Avaliação estatística realizada através do teste de T-student e Qui-quadrado, IC 95%. Foram excluídos os pacientes que não compareceram ao retorno.
Resultados: Foram submetidos à LECO 177 pacientes, sendo 33 excluídos. 29,16% apresentaram complicações, como hematúria (69,04%), ITU (42,85%) e febre (42,85%). Além disso, 56,94% dos pacientes referiram dor após o procedimento. No grupo sem complicações a média de idade foi de 49,1 anos, IMC de 26,91, creatinina de 1,01mg/dL e dentre os pacientes que apresentaram complicações, idade de 53,1 anos, IMC de 26,75, creatinina de 1,06 mg/dL. Esses três fatores não influenciaram na presença de complicações pós-LECO (p=0.26; p=1.02; p=1, respectivamente). Dos que apresentaram complicações 55,81% tinham comorbidades e 67,44% intervenção urológica anterior, no grupo sem complicações 51,48% comorbidades e 59,40% intervenção urológica anterior (p=0.31; p=0.18). Houve predomínio feminino no grupo sem complicações (69,30%) em relação ao com complicações (51,16%) (p=0.019).
Conclusão: A idade do paciente, IMC, valores de creatinina, histórico de comorbidades e intervenção urológica não influenciaram na presença de complicações. Apesar das mulheres representarem maior amostragem, o sexo masculino foi mais suscetível a complicações.

Palavras Chave ( separado por ; )

cálculo renal; litíase.

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Hospital de Clinicas da UFPR - Parana - Brasil

Autores

Thais TAKAMURA, Guilherme Sawczyn, Luiz Sergio Santos, Daniel Carara, Lydio Barbier Neto, Fernando Fogliatto