Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CORREÇAO DE FISTULAS URINARIAS COMPLEXAS COM INTERPOSIÇAO DE RETALHO DE MUSCULO GRACIL – TECNICA CIRURGICA E REVISAO DE 5 CASOS

Resumo

Introdução: As fístulas urinárias complexas se apresentam com condições de manejo e resolução desafiadores.
Objetivo: Apresentar em forma de vídeo a técnica de correção de fístulas urinárias baixas complexas com interposição de retalho de músculo grácil, revisando 5 casos operados sob esta técnica.
Métodos: Vídeo demonstrando a técnica de correção de fístula urinária baixa com interposição de retalho de músculo grácil. São apresentados os casos e imagens de 5 pacientes, realizados entre janeiro de 2017 e janeiro de 2019.
Resultados: Apresenta-se vídeo da técnica de correção de fístulas urinárias baixas com interposição de retalho de músculo grácil. Primeiro caso, masculino, 56 anos, submetido a prostatectomia radical, que evoluiu com fístula uretro-retal após radioterapia de resgate. Segundo caso, masculino, 66 anos, com fístula uretro-retal e com divertículo em uretra peniana, após prostatectomia radical, submetido a correção da fístula com interposição de retalho de músculo grácil, diverticulectomia uretral e uretroplastia termino-terminal. Terceiro caso, feminino, 64 anos, fístula vesico-cutânea após hemipelvectomia direita. Quarto e quinto casos com fístula após prostatectomia radical, sem radioterapia.
Conclusão: As fístulas urinárias são problemas complexos e de difícil manejo. Possuem uma diversidade de etiologias e não possuem um tratamento único ou padronizado devido a suas diversas apresentações clínicas. Alguns princípios norteiam o tratamento das fístulas urinárias, como a ressecção do trajeto fistuloso, o fechamento com linhas de sutura em diferentes direções e a interposição de tecidos entre as áreas comunicantes. A utilização do retalho de músculo grácil é uma opção para a interposição de tecidos na correção de fístulas urinárias complexas, apresentando boa reprodutibilidade e baixos índices de complicações quanto a área doadora.

Palavras Chave ( separado por ; )

RETALHO DE GRACIL, MUSCULO GRACIL, URETROPLASTIA, FISTULAS URINARIAS

Área

Trauma / Uretra / Urologia Reconstrutora

Instituições

HOSPITAL DE CLINICAS HC-UFPR - Parana - Brasil

Autores

DANIEL ELIAS CARARA, RODRIGO KETZER KREBS, LYDIO BARBIER NETO, JOAQUIM LORENZETTI ANDRADE, RAPHAEL FLAVIO FACHINI CIPRIANI, IVAM VARGAS MARTINS SILVA, LUCIANO RICARDO SFREDO, GUILHERME VINICIUS SAWCZYN, FERNANDO FOGLIATTO