Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ADRENALECTOMIA ROBOTICA PARA LINFANGIOMA ADRENAL ADERIDO AO PANCREAS - 57 CASO DE LINFANGIOMA NA LITERATURA.

Resumo

Introdução: Os Linfangiomas Adrenais são patologias raras, descritas 56 vezes na literatura indexada. As massas adrenais apresentam as mais diversas manifestações clínicas espectro diversificado de etiologias na prática clínica. Os recentes avanços radiológicos aumentaram a incidência de lesões adernais diagnosticadas.
Linfangiomas são malformações congênitas benignas dos canais linfáticos que afetam principalmente a região do pescoço e da cabeça. São tipicamente encontrados em crianças menores de 2 anos de idade, são incomuns em adultos e raramente envolvem glândulas de adrenal.
Objetivo: Neste video apresentamos um caso peculiar de uma mulher de 37 anos, com massa adrenal de 7cm esquerda, hormonalmente inativa, mostrando rápido crescimento recente e episódios de dor em região lombar e hipocondrio esquerdo. Com limites tênues com baço e pancreas.
Resultado: Docking robótico, realizado acesso anterior, dissecção do colon esquerdo, abertura do espaço renal. Identificada Lesão solido cística de limites imprecisos com a calda do pâncreas e hilo esplenico. Coloração Parda-arroxeada. Por vezes cor violeta e translucida. Realizada ressecção cautelosa com auxilio robótico. Prosseguida a adrenalectomia após controle vascular rigoroso. AP: linfangioma de adrenal. Tempo cirúrgico 40min. Sangramento 10ml. Alta hospitalar me 24h.
Conclusão: A adrenalectomia robótica é procedimento consagrado, muito utilizado ao redor do mundo. Nesse caso trouxe benefícios de uma tecnica minimamente invasiva. Trazendo segurança e precisao na dissecção do tumor de estruturas nobres. A avaliar o AP identificamos essa rara patologia.

Palavras Chave ( separado por ; )

adrenal; tumor adrenal; benigno; uro-oncologia;

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Albert Einstein - Sao Paulo - Brasil, Hospital São Luiz - Sao Paulo - Brasil

Autores

Matheus Miranda Paiva, Mateus K B Soares, Jose Roberto Colombo, Marcos F Dall'Oglio, Rodrigo Donalisio Da Silva