Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ESTENOSE DE URETRA FEMININA: CORREÇAO COM URETROPLASTIA DORSAL COM MUCOSA ORAL – EXPERIENCIA DE 6 CASOS EM HOSPITAL UNIVERSITARIO

Resumo

Introdução: A estenose de uretra em pacientes do sexo feminino é uma condição rara, geralmente de etiologia desconhecida. Sua incidência não é bem estabelicida. Causa sintomas de obstrução infra-vesical em mulheres. O diagnóstico geralmente é baseado na suspeita clínica associado ao exame físico com dificuldade de cateterização vesical, achados urodinâmicos, exames de radiográficos, como a uretrocistografia ou de cistoscopia. Seu tratamento permanece um tema controverso.
Objetivo: Apresentar a técnica de uretroplastia dorsal com mucosa oral para correção de estenose de uretra, em pacientes do sexo feminino, em 6 casos operados em Hospital Universitário.
Método: Discussão da técnica de uretroplastia dorsal com mucosa oral para correção de estenose de uretra em pacientes do sexo feminino. São apresentados os casos e imagens cirúrgicas de 6 pacientes, operadas entre agosto de 2016 e dezembro de 2018.
Resultados: Discussão de casos e da técnica de uretroplastia dorsal com mucosa oral para correção de estenose de uretra em pacientes do sexo feminino. A etiologia dos casos eram líquen escleroso e idiopática. Todas possuíam uretrocistografia pré-operatória demonstrando a estenose. Realizaram dilatações uretrais previamente a cirurgia, porém obtiveram apenas resolução parcial e temporária do problema, sem resolução definitiva, apresentando quadros de infecção urinária de repetição. A correção cirúrgica foi indicada por infecção de repetição, sintomas de esvaziamento e fluxometria com fluxo urinário reduzido. As pacientes foram submetidas a correção com incisão arciforme supra-meatal, com abertura dorsal da uretra por todo trajeto da estenose. Retirada mucosa oral, pela técnica convencional, seguido de uretroplastia na região dorsal da uretra. Foi mantida sonda vesical por 21 dias.
Conclusão: A estenose de uretra feminina é uma condição rara e de tratamento desafiador para o urologista. As principais opções de tratamento são: dilatação uretral, uretroplastia com mucosa oral e mucosa vaginal. A uretroplastia com mucosa oral é uma opção viável, reprodutível e efetiva para o tratamento da estenose de uretra no sexo feminino.

Palavras Chave ( separado por ; )

ESTENOSE DE URETRA; URETROPLASTIA; MUCOSA ORAL

Área

Trauma / Uretra / Urologia Reconstrutora

Instituições

HOSPITAL DE CLINICAS HC-UFPR - Parana - Brasil

Autores

DANIEL ELIAS CARARA, Rodrigo Ketzer Krebs, GABRIELE COELHO, LYDIO BARBIER NETO, RAPHAEL FLAVIO FACHINI CIPRIANI, JOAQUIM LORENZETTI ANDRADE, LUCIANO RICARDO SFREDO, IVAM VARGAS MARTINS SILVA