Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ENDOURETEROTOMIA PARA ESTENOSE URETERAL COM HOLMIUM YAG LASER: REPORTE DE CASOS

Resumo

Introdução: A estenose ureteral é uma doença complicada caracterizada por um estreitamento no lúmen do ureter que causa uma obstrução funcional. Eles se dividem em congenital, adquiridas e iatrogênicas, nessa ordem de frequência. O tratamento varia dependendo de muitos fatores como a locação, etiologia, tamanho da estenose e a funcionalidade do rim afeitado. Atualmente, o tratamento endoscópico é uma efetiva alternativa. Neste trabalho falamos da endoureterotomia com Holmium YAG laser para estenose ureteral superior como técnica de eleição. Objetivo: Reportamos nossa experiência usando Holmium YAG laser na endoureterotomia para o tratamento de estenose ureteral superior. Método: Um total de 5 pacientes (3 homens e 2 mulheres, idade meia de 32.6) que tinham estenose ureteral adquirida foram sometidos a endoureterotomia com laser Holmium YAG por estenose ureteral proximal adquirida usando ureteroscopio flexível com uma fibra de 365 μm (Ho-YAG laser) com 1.0 J/pulso e 10 - 12 Hz (3 direitos e 2 esquerdos). Depois a incisão se colocou dois duplas jota de 6 Fr por 6 semanas. Os pacientes foram seguidos com uma urotomografia com contraste no terceiro mês da cirugia e ultrassom a cada 3 meses.
Resultados: Êxito foi definido como falta de sintomas e ausência de hidronefrose em urotomografia com contraste e no ultrassom. Com um seguimento meio de 24 meses, êxito foi alcançado em 4 (80%) de 5 pacientes tratados com Holmium YAG laser. Somente um paciente (mulher) teve uma recorrência de estenose esquerda, a quem se fez uma nova endoureterotomia com o mesmo laser. Todas as estenoses foram menores que 1cm. Conclusões: A ureterotomia com laser para estenose ureteral superior é um tratamento efetivo e seguro, mas em casos selecionados em pacientes que padecem de estenose ureteral adquirida. A eficácia de rendimento é similar as outras técnicas minimente invasivas.

Palavras Chave ( separado por ; )

Estenose,; hidronefrose;; Holmium YAG laser,; endoureterotomia.

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

HOSPITAL SÃO PAULO - Sao Paulo - Brasil, UNAERP - Sao Paulo - Brasil

Autores

MARCELO DENILSON BAPTISTUSSI, FABIANO PARIGI, MINORU MORIHISA, MURILO FERREIRA ANDRADE, HAYLTON JORGE SUAID, GABRIEL SALIM CASSEB, FELIPE BARUFALDI, MATHEUS SOARES VITAL, JOÃO ANTONIO VANNUCCI PALUAN, YSMAEL MEDINA