Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO DE TUMOR UROTELIAL EM URETER UTILIZANDO URETERORRENOSCOPIO FLEXIVEL E LASER: SEGUIMENTO TARDIO.

Resumo

Introdução: Carcinomas uroteliais do trato urinário superior (UTUCs) ocorrem com uma incidência de 1-2 / 100.000 nos países ocidentais e compreendem até 5-10% de todos os carcinomas uroteliais. Recentemente, com a melhora na qualidade dos ureteroscópios, miniaturização dos mesmos e advento do laser, tornou-se possível realizar cirurgias menos invasivas, com preservação renal. O uso do ureteroscópio flexível associado à ablação tumoral com laser mostra-se como alternativa à nefroureterectomia radical. A recorrência de UTUCs após procedimentos endoscópicos variam de 25,7% a 44,4%.
Objetivos: Este estudo tem como objetivo mostrar a factibilidade do tratamento endoscópico com Holmium laser de tumores ureterais de baixo grau e pequeno volume em um seguimento de 10 anos.
Métodos: Os pacientes avaliados apesentavam tumores dos terços médio e distal do ureter, todos menores que 2 cm e citologia oncótica pré-operatória negativa. Todos os pacientes tinham como queixa inicial a hematúria indolor e foram diagnosticados através da tomografia contrastada. Após biópsia excisional transureteroscópica com pinça de nitinol, os 5 pacientes da amostra foram submetidos a fulguração do leito tumoral com Holmium laser e implante de cateter duplo J por 4 semanas. O seguimento em 10 anos foi realizado com ureteroscopia flexível e uro-tomografia.
Resultados: Os pacientes avaliados tiveram 100% de sucesso no tratamento endoscópico com laser. Não houve nenhum caso de recidiva tumoral em 10 anos.
Conclusões: O tratamento de tumores uroteliais e baixo grau e volume é possível de ser realizado com sucesso por técnica minimamente invasiva. O uso de ureteroscopia associada à ablação com Holmium laser é um bom método para casos seletos e o seguimento a longo prazo é importante para a confirmação do sucesso do tratamento.

Palavras Chave ( separado por ; )

Neoplasias ureterais; técnicas de ablação; nefroureterectomia

Área

Uro-oncologia

Instituições

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - UNAERP - Sao Paulo - Brasil

Autores

MARCELO DENILSON BAPTISTUSSI, FELIPE BARUFALDI, HAYLTON JORGE SUAID, FABIANO FELIPE BARUFALDI PARIGI, GABRIEL SALIM CASSEB, MATHEUS SOARES VITAL, JOÃO ANTÔNIO VANNUCCI PALUAN, MURILO FERREIRA ANDRADE, MINORU MORIHISA, LEOPOLDO RUIZ MACHADO