Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ERGONOMIA NO APRENDIZADO DA CIRURGIA DE CALCULO RENAL COM USO DO URETEROSCOPIO FLEXIVEL

Resumo

Introdução: Nas últimas décadas, o manejo cirúrgico de cálculos renais beneficiou-se de muitos avanços tecnológicos e um deles é o desenvolvimento da ureteroscopia (URS) e da ureterorrenoscopia flexível (URSF). Desde seu surgimento os aparelhos passaram por muitas melhorias, levando a um aumento de suas indicações com o manejo diagnóstico e terapêutico de patologias do trato urinário superior, como urolitíase e tumores uroteliais. Para o manejo do aparelho da URS e URSF há algumas técnicas de aprendizado e nesse trabalho foi descrita a técnica utilizada em nosso serviço.
Objetivos: Ajudar no aprendizado para o manuseio dos aparelhos de URS e URSF com intuito de ajudar na ergonomia do cirurgião, bem como na preservação do aparelho.
Métodos: Foi realizada uma análise de 220 alunos de um curso para tratamento de cálculo renal com uso de URS e URSF, em Ribeirão Preto, e interrogado cada aluno por via telefone e e-mail sobre o aprendizado.
Resultados: Em média, depois de 20 casos realizados após o curso, 100% do alunos relataram que mudaram a técnica para uma posição intermediária, entre a habitual e a que aprenderam, relatando mais firmeza e com isso maior facilidade de realizar a litotripsia comparado ao método tradicional
Conclusões: Esta nova maneira de ensinar torna a cirurgia mais fácil para o médico, há um menor desgaste em termos de cansaço físico, pois é realizado menos movimentos, além do que há uma maior preservação do aparelho. O curso prático teórico para realização de cirurgia de litíase renal, com uso de URF e UR tem papel fundamental e auxilia na ergonomia do cirurgião.

Palavras Chave ( separado por ; )

ureteroscopia; calculo renal; ureterorrenoscopia flexivel

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Hospital Beneficiência Portuguesa - Sao Paulo - Brasil, Hospital São Paulo - Sao Paulo - Brasil

Autores

Marcelo Denilson Baptistussi, João Antônio Vannucci Paluan, Fabiano Parigi, Felipe Barufaldi, Matheus Soares Vital, Gabriel Salim Casseb, Minoru Morihisa, Murilo Ferreira Andrade, Hayton Jorge Suaid, Ysmael Medina