Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CATETERISMO INTERMITENTE LIMPO: DESAFIOS NA EDUCAÇAO PARA O AUTO CUIDADO.

Resumo

Introdução: Alguns distúrbios urológicos acarretam disfunção miccional, pela hipotividade do músculo da bexiga; pela obstrução da saída de urina da bexiga ou ambos, causando o esvaziamento miccional incompleto.Essa condição, piora os sintomas de armazenamento, frequência, noctúria, urgência e incontinência urinária, e pode gerar complicações como, infecções recorrentes do trato urinário, cálculos vesicais, alterações do trato urinário superior, e prejuízo renal. O cateterismo intermitente limpo (CIL) é considerado o padrão ouro, para o manejo da retenção urinária, é definido como a colocação temporária repetitiva de um cateter para esvaziar a bexiga.O CIL reduz significativamente a incidência de complicações urológicas de cateteres de demora clássicos, como pielonefrite, erosão da bexiga e da uretra, litíase vesical, câncer e urossepse.
Objetivo: Correlacionar a indicação do cateterismo intermitente limpo (CIL) com o recebimento de orientações corretas quanto a sua realização ; ao tempo de orientação para o paciente; e fornecimento de sondas por municípios via SUS.
Métodos: Estudo realizado no ambulatório de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC, por meio das coletas de dados entre os anos de 2015 a 2019, as informações foram adquiridas através de entrevista presencial pela equipe de pesquisadores, relacionando em seguida os resultados com os achados bibliográficos nas bases,PubMed e na Cochrane Library. As palavras-chave utilizadas foram cateterismo intermitente limpo, cateterismo e disfunção miccional em português e em inglês.
Resultados: Foram entrevistados 93 indivíduos, do gênero masculino e feminino com diagnóstico de bexiga neurogênica. Em relação ao recebimento das orientações corretas quanto a realização do cateterismo intermitente limpo 71,4% (60) foram orientadas e 15,2% (14) não foram orientadas.O tempo de orientação para 76,8% (43) foi de menos de uma hora de duração e 23,2% (13) durou mais que uma hora o tempo de orientações.Sobre o fornecimento do material para a realização do CIL das unidades 74,8% (84) ofereciam o material e 15,2% (14) não ofereciam.
Conclusões: O cateterismo intermitente demonstrou ser pelo grupo estudado um recurso bem aceito. É de suma importância que a equipe interdisciplinar seja adequadamente treinada para oferecer orientações corretas sobre a prática assim como disponha de materiais adequados.

Palavras Chave ( separado por ; )

Cateterismo intermitente; Cateterismo limpo; Cateterismo.

Área

Uroneurologia / Disfunção Miccionais / Urodinâmica

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC - Sao Paulo - Brasil

Autores

Mariane Castiglione, Maria Claudia Bicudo Fürst, Caio Cesar Cintra, Edivania Viana, Artur Silva Farias, Rafaela Lima Santos, Paulo Roberto dos Anjos Cabral, Victor Miyakuch, Antonio Flavio Silva Rodrigues