CALCULOS RESIDUAIS EM NEFROLITOTOMIA PERCUTANEA: COMPARACAO ENTRE A PERCEPCAO INTRA-OPERATORIA DO CIRURGIAO E A TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA POS-OPERATORIA
Introdução:A nefrolitotomia percutânea (NLPC) é o procedimento de eleição para o tratamento cálculos renais maiores de 2cm. Cálculos volumosos e complexos, como as formações coraliformes, resultam, em muitos casos, na presença de litíase residual.
Objetivos: Avaliar a acurácia da percepção intra-operatoria de cálculos residuais em NLPC, comparativamente aos achados tomográficos no pós-operatorio.
Métodos: Foram avaliados 42 pacientes portadores de cálculo renal volumoso submetidos a NLPC, realizadas pelo serviço de Urologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, entre 2016 e 2019. Comparamos as impressões stone-free, por meio de radioscopia e nefroscopia intra-operatórias, registradas pelo cirurgião na descrição cirúrgica, com imagens de tomografias computadorizadas realizadas no pós-operatório imediato ou mediato. Foram considerados stone-free os pacientes com cálculos residuais iguais ou inferiores a 4mm.
Resultados: 32 pacientes foram considerados stone-free pelo cirurgião ao final da cirurgia. Destes, 15 foram confirmados sem cálculos residuais pela tomografia computadorizada. Os 17 restantes apresentavam cálculos residuais. Em média, o número de cálculos residuais foi de 1,29 cálculos, seus tamanhos foram em média de 9,8mm e suas densidades de 823UH. O valor preditivo positivo foi de 100% e o valor preditivo negativo de 46%. A acurácia da impressão intra-operatória do cirurgião em relação às litíases residuais foi de 59%.
Conclusão: A impressão intra-operatória pelo cirurgião de stone-free, em procedimentos de nefrolitotomia percutânea, obteve acurácia de 59%, no presente estudo. A tomografia computadorizada, no pós-operatório, auxiliou a identificação de cálculos residuais não percebidos pelo cirurgião no intra-operatório. Este estudo demonstra a importância da avaliação por imagem após o ato cirúrgico para a avaliação de cálculos residuais, independentemente da percepção médica intra-operatoria.
NEFROLITOTOMIA PERCUTANEA, NEFROLITIASE, CALCULOS RESIDUAIS, TOMOGRAFIA DE ABDOME
Litíase / Endourologia
HOSPITAL DE CLINICAS HC-UFPR - Paraná - Brasil
DANIEL ELIAS CARARA, LUIZ SERGIO SANTOS, Mateus Cosentino Bellote, JOAO RUDOLFO KLEINUBING JUNIOR, GUSTAVO HENRIQUE BONATO, JOAO GABRIEL SILVA LEMES, LYDIO BARBIER NETO, JOAQUIM LORENZETTI ANDRADE, LUCIANO RICARDO SFREDO