Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

EXPERIENCIA COM ANASTOMOSE PIELOURETERAL NO TRATAMENTO DAS COMPLICAÇOES URINARIAS APOS TRANSPLANTE RENAL

Resumo

Introdução: As complicações urinárias do transplante renal, tais como estenose ureteral e fístula, incidem em cerca de 5% dos casos realizados. Uma das técnicas para sua correção definitiva consiste na utilização do ureter nativo do receptor para derivação do rim transplantado. Descrevemos aqui nossa experiência com a realização de anastomose pieloureteral (APU), no tratamento desses casos.

Métodos: Levantamento retrospectivo de todos os TR realizados entre 2014 e 2019 em nossa instituição, identificando os pacientes que evoluíram com necessidade de realização de APU para tratamento da complicação urinária.

Resultados: Dentre todos os TR realizados, 7 evoluíram com complicações urinárias, necessitando intervenção cirúrgica (3 fístulas urinárias sem melhora com sondagem vesical contínua, 3 estenoses e 1 caso com refluxo grave e infecção). APU foi indicada após falha do tratamento conservador ou endoscópico, sendo realizada através de laparotomia paramediana, seguida de anastomose entre a pelve renal e o ureter nativo ipsilateral, com a colocação de stent ureteral. A identificação das estruturas foi relativamente difícil, devido à presença de fibrose e aderências decorrentes da manipulação anterior e eventual coleção urinosa prévia, inclusive impedindo a adequada liberação e ressecção do ureter doado. Todos os casos evoluíram sem intercorrências ou complicações pós-operatórias, e obtiveram queda mantida dos níveis de creatinina, no seguimento evolutivo.

Conclusões: A APU utilizando o ureter nativo do receptor aparenta apresentar bons Conclusões: A APU utilizando o ureter nativo do receptor aparenta apresentar bons resultados na resolução da complicação urológica abordada, com manutenção da sua patência e da função renal em médio e longo prazos. Sua realização pode ser tecnicamente desafiadora e impõe necessidade de equipe experiente.

Palavras Chave ( separado por ; )

transplante ; complicações ; tratamento

Área

Transplante Renal / Miscelânea

Instituições

UNESP - Sao Paulo - Brasil

Autores

Bruno Bertoni Ferraz, Paulo Roberto Kawano, Rodrigo Guerra da Silva, Hamilto Akihissa Yamamoto, Luiz Gustavo Modeli de Andrade, Fernando Ferreira Gomes Filho, Jose Carlos Trindade Filho, Carlos Marcio Nobrega de Jesus, João Luiz Amaro, Pedro Ivo Roccheti Pajolli