Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

URETEROTOMIA INTERNA COM LASER PARA CORREÇAO DE ESTENOSE URETERAL POS MANIPULAÇAO PREVIA

Resumo

Introdução: A estenose ureteral adquirida como complicação de procedimentos cirúrgicos para doenças benignas apresentam melhores resultados, contando que o tratamento seja realizado precocemente. As estenoses ureterais proximais e distais respondem melhor a endoureterotomia do que as estenoses ureterais do terço médio. Entretanto, quando comparados com os resultados da reparação cirúrgica aberta, os resultados dessa técnica a longo prazo não foram ainda não foram definidos. As estenoses de longa duração ou necrose ureteral isquêmica pós-operatória não são tratadas satisfatoriamente com ureterotomia interna. O tratamento das estenoses ureterais com Acucise deve ser reservado a lesões estenóticas curtas(menores que 1,5 cm) nos rins com função preservada. Neste trabalho visa a descrição da técnica para correção da estenose de ureter.
Métodos: estudo retrospectivo, no período entre 2012 a 2018,apresentando seis pacientes com estenose de ureter, sendo três mulheres e três homens, submetidos a tratamento endoscópico prévio.
Resultados: na análise, dois pacientes apresentavam estenose ureteral maior que um centímetro e foram submetidos a nefrectomia toral por exclusão renal. Três pacientes continham estenoses ureterais menores que 1 centímetro e com pós-operatórios de cirurgias endoscópicas de 3, 5 e 6 meses, sendo submetidos a ureterotomia interna a laser com bons resultados. Na amostra, um paciente foi realizado ressecção ureteral via aberta com anastomose termino-terminal com resultado esperado.
Conclusões: as subestenoses ureterais apresentados resultados satisfatórios ao tratamento endoscópico, sendo possível tratamento cirúrgico minimamente invasivo nos casos de estenoses ureterais curtas(menores que 1 cm) e secundárias

Palavras Chave ( separado por ; )

estenose ureteral; ureterotomia interna a laser; complicação pós cirurgia endourológica

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Hospital São Paulo - Sao Paulo - Brasil, Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp - Sao Paulo - Brasil

Autores

Marcelo Denilson Baptistussi, Matheus Soares Vital, Fabiano Parigi, Gabriel Salim Casseb, Felipe Barufaldi, João Antônio Vannucci Paluan, Murilo Ferreira Andrade, Minoru Morihisa, Haylton Jorge Suaid, Luis Mário Gentil Neto