Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

HEMOSTASIA RENAL POS NEFRECTOMIA PARCIAL OFF-CLAMP ATIVADA PELA ELETROCAUTERIZACAO DE LIDOCAINA GEL NO LEITO CRUENTO: SERIE DE CASOS COM RESULTADOS SURPREENDENTES

Resumo

INTRODUCTION: A cirurgia poupadora de néfrons é o padrão ouro para pequenas massas renais. A nefrectomia parcial laparoscópica e robótica é uma opção minimamente invasiva e que promove melhor controle oncológico do que as terapias ablativas. Via de regra, a nefrectomia parcial minimamente invasiva inclui o clampeamento do pedículo vascular para reduzir a hemorragia do leito cruento durante a ressecção tumoral porem mais recente alguns autores demonstraram a factividade da ressecção renal off-clamp, no entanto após a ressecção do tumor, a hemostasia do leito renal pode ser um desafio e muitas vezes é obtida com suturas ou uso de agentes hemostáticos.
OBJETIVO: Demonstrar o emprego desta técnica inovadora e de baixo custo após estudo preliminar em suínos que demonstrou ser seguro e eficaz.
METODOS: Realizado nefrectomia parcial off-clamp em tumores T1 de baixa complexidade (R.E.N.A.L. Score < 4) via laparoscopia pura ou robô assistida com pneumoperitoneo em 20mmHG, seguido pela estilação de lidocaína gel no leito cruento e eletrocauterizacao com 50W de potência no modo Spray.
RESULTADOS: Nenhum dos casos foram reabordados ou readmitidos por sangramento, 90% dos casos receberam alta com menos de 72 horas de pos operatório, a média do débito do dreno nas primeiras 24hrs foi inferior a 150ml de liquido serohematico, 100% casos com tratamento oncológico efetivo sem margens comprometidas. Controle tomográfico pós-operatório não apresentou qualquer tipo de artefato mimetizando resíduo tumoral (pseudotumor).
DISCUSSÃO: A aplicabilidade desta técnica ainda deve ser melhor desenvolvida para comprovação técnica da sua efetividade, porem na série de 11 casos conseguimos resultados empíricos satisfatórios com baixo custo, menor tempo cirúrgico e provável lesão renal inferior ao clampeamento do hilo renal e/ou sutura do parênquima.
CONCLUSÕES: Boa eficácia na hemostasia, com baixo custo e sem artefatos em exame de controle.

Palavras Chave ( separado por ; )

Nefrectomia Parcial, lidocaina, off-clamp

Área

Uro-oncologia

Instituições

Faculdade de Medicina do ABC - Sao Paulo - Brasil, Hospital do Cancer de Londrina - Parana - Brasil

Autores

Vinicius Jose Andreotti Panico, Marcos Tobias Machado, Caio Cesar Citatine Campos