Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ACESSO CALICINAL ANTERIOR COMBINADO POR ULTRASSONOGRAFIA E RADIOSCOPIA PARA NEFROLITOTRIPSIA PERCUTANEA

Resumo

Resumo: Demonstramos a técnica de acesso renal percutâneo ultrassonográfico combinado com radioscopia para punção de cálices renais anteriores durante a nefrolitotripsia percutânea.
Introdução: O acesso percutâneo puramente radioscópico em pacientes com nefrolitíase calicinal anterior é desafiador e por vezes inviável. Na prática urológica o status pós-operatório livre de cálculos é desejável sempre que possível e todos os avanços tecnológicos que favorecem esse resultado devem ser empregados. A utilização da ultrassonografia no armamentário cirúrgico urológico vem sendo aplicada de forma complementar e vantagens técnicas vem sendo sugeridas.
Objetivos: Demonstrar vantagens no uso adjunto da ultrassonografia intra-operatória para o tratamento percutâneo da nefrolitíase nos casos mais desafiadores.
Métodos: Paciente com nefrolitíase direita, submetido a nefrolitotripsia percutânea em posição de Valdivia, com uso intra-operatório de ultrassonografia e radioscopia para localização e punção percutânea de cálculo localizado no grupamento calicinal anterior. A tripsia do cálculo foi realizada com litotriptor balístico seguida de remoção completa dos fragmentos. Para acesso renal à frente da linha axilar anterior foi necessário orientação sonográfica para avaliar estruturas adjacentes como o cólon e no caso específico, um apêndice retrocecal anormalmente longo e alto.
Resultados: A técnica combinada demonstrou acesso seguro ao cálice anterior, mesmo à frente da linha axilar anterior, viabilizando tratamento completo da litíase renal por via percutânea.
Conclusões: A abordagem percutânea ultrassonográfica e radioscópica combinada para nefrolitotripsia parece oferecer vantagens viabilizando acesso renal em casos desafiadores e tecnicamente inacessíveis com o uso exclusivo da radioscopia.

Palavras Chave ( separado por ; )

ultrassonografia; radioscopia; nefrolitotripsia; percutânea; litíase renal

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Irmandade da Santa Casa de Misericórida de São Paulo - Sao Paulo - Brasil

Autores

Pablo Leonardo Traete, Fernanda Monteiro Orellana, Pedro Ivo Ravizzini, Silvio Pires, Luiz Felipe Leitão, Rafael Ribeiro Zanotti, Jorge Ricardo Cunha, Mariana Fernandes Cornatione, Lucas Yukio Otsubo Hayasida, Luis Gustavo Morato Toledo