Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E TAXA DE SUCESSO EM PACIENTES SUBMETIDOS A TRATAMENTO CIRÚRGICO DA ESTENOSE DE URETRA MASCULINA EM UM HOSPITAL DE CURITIBA-PR

Resumo


Introdução: O manejo da estenose de uretra masculina pode inicialmente ser feito com dilatações ou uretrotomia interna. As dilatações/uretrotomias têm mais sucesso para estenoses bulbares de até 2 centímetros. O tratamento definitivo para a estenose é a uretroplastia com sucesso total e parcial de até 95%. Se a estenose for em região bulbar, com menos de 2 centímetros pode-se realizar excisão com anastomose primária, com sucesso de 90% em intervenção primária. As uretroplastias com enxerto são indicadas para estenoses mais longas e não tubulares. A mucosa oral é preferível por sua maior mobilidade e menor risco de desenvolver líquen escleroso.
Objetivos: Avaliação da localização e dos fatores de risco envolvidos na estenose de uretra masculina em pacientes operados da uretra no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.
Métodos: Revisão de prontuário dos pacientes tratados cirurgicamente para estenose de uretra pelo serviço de urologia do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba entre 2013 e 2019. Avaliação subjetiva de sucesso terapêutico.
Resultados: Foram realizadas 93 cirurgias de uretra no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba durante o período de 2013 a 2019, 50% foram submetidos a uretrotomia interna, 30% a uretroplastia com enxerto de mucosa oral, 13% a uretrectomia, 3% passaram por mais de um procedimento cirúrgico. Trinta e um porcento dos pacientes já haviam passado por algum tipo de intervenção antes de chegarem ao serviço. A taxa de melhora completa dos sintomas foi de 50%, melhora parcial de 38% e 12% referiram manutenção dos sintomas. Observamos 7 complicações, sendo 4 infecções de ferida operatória, 1 fístula, 1 deiscência e 1 evolução com infecção do trato urinário.
Conclusões: Em torno de 88% dos pacientes operados da uretra apresentaram melhora clínica com a cirurgia de uretra.

Palavras Chave ( separado por ; )

estenose de uretra; uretroplastia; fatores de risco

Área

Trauma / Uretra / Urologia Reconstrutora

Instituições

Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba - Parana - Brasil

Autores

Maria Lygia Minney Teixeira, Rafael Rodrigues Spinola Barbosa, Ricardo Ehlert, Thiago Thiessi Suzuki, Fernanda Hernandes Cintra, Andre Eduardo Varaschin, Christiano Machado