UTILIDADE DA URETERORRENOLITOTRISPSIA FLEXIVEL COM LASER PARA TRATAMENTO DOS CALCULOS RESIDUAIS POS LECO
Introdução: O desenvolvimento da litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO) é considerado um dos avanços mais significativos em relação ao manejo de cálculos renais e ureterais. Porém uma das consequências dessa técnica está relacionada com uma alta incidência de pacientes com cálculos residuais. Os fragmentos residuais levam, muitas vezes, a episódios sintomáticos, bem como altas taxas de necessidade de nova intervenção, além de representar um risco elevado de doença clínica com necessidade de intervenção cirúrgica. A ureterorrenolitotripsia flexível com laser (URSF) tem se mostrado como excelente ferramenta no desempenho em relação a segurança do tratamento desses casos, com altas taxas de paciente livre de cálculo – considerados como ‘’stone free’’ (SF). Com base nisso foram analisados dados de um serviço para demonstrar a utilidade deste método nos casos selecionados.
Objetivos: Demonstrar a utilidade da URSF no tratamento de cálculos residuais pós LECO.
Métodos: Foi observado 116 casos, entre os anos de 2012 e 2018, de pacientes submetidos a monoterapia de LECO que permaneceram com cálculos residuais. Os pacientes foram divididos em quatro grupos: URSF como único procedimento; 2 procedimentos de URSF; Cateter duplo J e observação; nova LECO.
Resultados: Em 93 pacientes (81,6%) foi alcançado o resultado de SF após realizado um único procedimento de URSF usando dusting e basketing. De um grupo de 21 pacientes (18,1%), um total de 10 pacientes (8,6%) foram submetidos a um segundo procedimento de URSF para conseguir o resultado de SF; em 9 pacientes (7,76%) esse resultado foi obtido após uso de cateter duplo J por até 30 dias. Um grupo de 2 pacientes (1,72%) optou-se por um segundo tratamento com LECO, com sucesso de SF.
Conclusões: A URSF se mostra um método útil e seguro no tratamento de cálculos residuais após procedimento de LECO.
calculos renais; litotripsia; litotripsia com laser
Litíase / Endourologia
Hospital São Paulo - São Paulo - Brasil, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP - São Paulo - Brasil
Marcelo Denilson Baptistussi, Haylton Jorge Suaid, João Antônio Vannucci Paluan, Gabriel Salim Casseb, Fabiano Parigi, Felipe Barufaldi, Matheus Soares Vital, Minoru Morihisa, Murilo Ferreira Andrade, Luis Mario Gentil Neto