Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

UTILIDADE DA URETERORRENOLITOTRISPSIA FLEXIVEL COM LASER PARA TRATAMENTO DOS CALCULOS RESIDUAIS POS LECO

Resumo

Introdução: O desenvolvimento da litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO) é considerado um dos avanços mais significativos em relação ao manejo de cálculos renais e ureterais. Porém uma das consequências dessa técnica está relacionada com uma alta incidência de pacientes com cálculos residuais. Os fragmentos residuais levam, muitas vezes, a episódios sintomáticos, bem como altas taxas de necessidade de nova intervenção, além de representar um risco elevado de doença clínica com necessidade de intervenção cirúrgica. A ureterorrenolitotripsia flexível com laser (URSF) tem se mostrado como excelente ferramenta no desempenho em relação a segurança do tratamento desses casos, com altas taxas de paciente livre de cálculo – considerados como ‘’stone free’’ (SF). Com base nisso foram analisados dados de um serviço para demonstrar a utilidade deste método nos casos selecionados.
Objetivos: Demonstrar a utilidade da URSF no tratamento de cálculos residuais pós LECO.
Métodos: Foi observado 116 casos, entre os anos de 2012 e 2018, de pacientes submetidos a monoterapia de LECO que permaneceram com cálculos residuais. Os pacientes foram divididos em quatro grupos: URSF como único procedimento; 2 procedimentos de URSF; Cateter duplo J e observação; nova LECO.
Resultados: Em 93 pacientes (81,6%) foi alcançado o resultado de SF após realizado um único procedimento de URSF usando dusting e basketing. De um grupo de 21 pacientes (18,1%), um total de 10 pacientes (8,6%) foram submetidos a um segundo procedimento de URSF para conseguir o resultado de SF; em 9 pacientes (7,76%) esse resultado foi obtido após uso de cateter duplo J por até 30 dias. Um grupo de 2 pacientes (1,72%) optou-se por um segundo tratamento com LECO, com sucesso de SF.
Conclusões: A URSF se mostra um método útil e seguro no tratamento de cálculos residuais após procedimento de LECO.

Palavras Chave ( separado por ; )

calculos renais; litotripsia; litotripsia com laser

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Hospital São Paulo - Sao Paulo - Brasil, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP - Sao Paulo - Brasil

Autores

Marcelo Denilson Baptistussi, Haylton Jorge Suaid, João Antônio Vannucci Paluan, Gabriel Salim Casseb, Fabiano Parigi, Felipe Barufaldi, Matheus Soares Vital, Minoru Morihisa, Murilo Ferreira Andrade, Luis Mario Gentil Neto