Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: nefrectomia parcial e prostatectomia radical laparoscópica assistida por robô no mesmo tempo cirúrgico.

Resumo

Introdução: O câncer de próstata é a neoplasia mais diagnosticada em homens e corresponde a sexta causa de óbito por tumor. O carcinoma de células renais é o tipo mais comum do rim e representa 2 – 3% de todas as neoplasias em adultos. A concomitância de neoplasia primária de próstata e rim varia entre 3-7%.
A prostatectomia radical e a nefrectomia parcial são cirurgias com risco de sangramento volumoso, a abordagem laparoscópica assistida por robo é atualmente uma técnica segura e que proporciona menor perda sanguínea.

Objetivos: relatar um caso de neoplasia de rim de 3cm, de achado incidental, e tumor de próstata de alto grau. Tratados no mesmo tempo por nefrectomia parcial e prostatectomia radical assistida por robô.

Caso: Paciente 63 anos, hipertenso, assintomático. Coletou PSA de rastreio, com resultado de 18,19. Submetido a biópsia de próstata, que revelou gleason 7(3+4). Realizou TC e RNM de abdome que mostrou nódulo sólido de 3 cm, com crescimento excêntrico em face posterior do polo inferior do rim direito. Além de cintilografia, que foi negativa.
O paciente foi submetido a nefrectomia parcial direita e prostatectomia radical assistida por robô plataforma daVinci Xi no mesmo tempo cirúrgico. Foi iniciado pela cirurgia renal com paciente em decúbito lateral esquerdo e posterior abordagem prostática, com posição de litotomia. O carro do paciente permaneceu durante todo o procedimento do lado direito da mesa cirúrgica. Foram utilizados três braços do equipamento para o primeiro procedimento e cinco para o segundo.
O procedimento foi realizado sem intercorrências.

Conclusão: A prostatectomia radical e nefrectomia parcial via robótica são as melhores opções de abordagem cirúrgicas disponíveis atualmente para câncer de próstata e rim, respectivamente. Neste caso clínico, foram realizados ambos procedimentos no mesmo tempo cirúrgico, de forma a otimizar o tratamento do paciente e reduzir sangramento.

Palavras Chave ( separado por ; )

Palavras chaves: neoplasia de rim, neoplasia de próstata, cirurgia assistida por robô.

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Universitário Pedro Ernesto - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Marina Carriello Mululo