Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ENUCLEAÇAO PROSTATICA A LASER UTILIZANDO O LASER DE THULIUM DE 200 W (THULEP)

Resumo

Intrudução: A Hiperplasia prostática benigna é uma das condições médicas mais comuns associadas com o envelhecimento masculino.A prostatectomia aberta é ainda usada frequentemente como tratamento cirúrgico para próstatas volumosas quando o tratamento clinico falha. O desenvolvimento das técnicas endourológicas minimamente invasivas permitiu a enucleação desses adenomas (THULIUM LASER ENUCLEATION [THULEP]) utilizando o laser de thulium, demonstrando bons resultados comparáveis com a cirurgia aberta e sendo agora considerado o tratamento padrão para o tratamento de próstatas volumosas pelo guideline Americano.

Objetivo: Apresentar um vídeo de enucleação prostática utilizando o laser de holmium de alta potência.

Materiais e Métodos: Paciente 72 anos, apresentando piora dos sintomas urinários refratário ao tratamento clínico medicamentoso. Apresentava volume prostático de 115 gramas, volume residual de 117 ml, psa de 4,3 ng/ml e um fluxo máximo de 12 ml/segundo.
Foi submetido a enucleação prostática utilizando um elemento de trabalho específico para cirurgia a laser e camisa de ressecção 22 F. O laser utilizado foi um laser de thulium de 200 W da empresa Quanta System. A cirurgia foi realizada com uma fibra de 800nM e a potência utilizada foi de 60 W para enucleação.
A técnica realizada para a enucleação do adenoma foi a técnica em bloco. Após a enucleação, o adenoma é mobilizado para o interior da bexiga e realizado a morcelação do adenoma. O morcelador utilizado foi o versacut da empresa Lumenis.

Resultados: O tempo operatório total foi de 125 minutos, sendo 100 minutos de enucleação e 25 minutos de morcelação.No pós operatório imediato o paciente foi encaminhado para o quarto com sonda vesical 22 F e irrigação vesical contínua.a sonda vesical foi retirada no dia seguinte da cirurgia e o paciente recebeu alta hospitalar. O tempo de internação hospitalar foi de 22 horas. O paciente retornou as suas atividades laborativas 48 horas após a alta hospitalar. O paciente não apresentou nenhuma complicação importante no pós operatório.
Conclusão: A enucleação prostática com laser de thulium (THULEP) é uma cirurgia segura com bons resultados compraaveis a cirurgia aberta e com os benefícios da técnica minimamente invasiva como menor tempo de internação e sonda vesical e menor risco de sangramento.

Palavras Chave ( separado por ; )

thulep; laser; hpb

Área

Hiperplasia Prostática Benigna

Instituições

HOSPITAL DE ENSINO ALCIDES CARNEIRO - Rio de Janeiro - Brasil, UERJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

PEDRO GABRICH, RODRIGO LOUREIRO DE MARINS, RAFAEL GABRICH, RICARDO FREIRE DA SILVA, BRUNO RIBEIRO GUIMARAES CARVALHO, RONALDO DAMIAO