Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

FOTOVAPORIZAÇAO DA PROSTATA COM LASER VERSUS RESSECÇAO TRANSURETRAL DA PROSTATA: EXPERIENCIA INICIAL COM 529 CASOS DE UM UNICO CENTRO BRASILEIRO

Resumo

INTRODUÇÃO: A ressecção transuretral da próstata (RTUp) é hoje o padrão ouro para o tratamento dos pacientes com hiperplasia benigna da próstata (HPB) associados aos sintomas obstrutivos do trato urinário inferior. O GreenLight Xcelerated Performance System (GL-XPS)™ laser é uma alternativa para o tratamento destes pacientes com sintomas obstrutivos. Nos reportamos a experiência de único centro brasileiro por um período de 1 ano com esta tecnologia comparando-a com a RTUp, avaliando critérios como tempo de irrigação, tempo de sonda vesical e tempo de hospitalização.
MATERIAIS E METODOS: Estudo retrospectivo e comparativo com 529 pacientes submetidos ao tratamento com GL-XPS por HPB vesus 102 pacientes tratados de forma convencional com RTUp durante o mesmo período. Os critérios de inclusão foram a indicação cirúrgica para o tratamento da HPB e os critérios de exclusão foram a presença de tumores vesicais associados e a necessidade de biópsia de próstata associada ao procedimento.
RESULTADOS: Os dois grupos estudados eram homogêneos com exceção da idade (p = 0.045). A média de tamanho da próstata no pré-operatório era de 64.5g (7-188g) no grupo do GL-XPS vs. 66.5g (19-145g) no grupo da RTUp. O tempo de cirurgia foi similar 60.9min vs 63.3min. O tempo de ressecção comparado com o tempo de laser foi diferente do gurpo GL-XPS vs TURP (29.6min vs 63.3min) respectivamente (p = 0.0001). O tempo de cirurgia foi similar. As maiores diferenças foram identificadas no tempo de sonda com 9 horas no grupo do GL-XPS vs 46 horas na RTUp, tempo de irrigação de 7 horas no grupo GL-XPS vs 22 horas na RTUp e o tempo de internação foi em média de 14 horas no grupo GL-XPS contra 31 horas na RTUp (p = 0.0001). Ocorreram apenas 4% de retenções urinárias no grupo do GL-XPS e 3% no grupo da RTUp com taxas de complicações semelhantes (p = 0.528).
CONCLUSÃO: A tecnologia GL-XPS se mostrou segura e eficiente, por vezes superior ao tratamento padrão com RTUp, com menor tempo de sonda, de irrigação e de internação. É necessário um maior tempo de acompanhamento para comparar a eficácia a longo prazo desta tecnologia.

Palavras Chave ( separado por ; )

Hiperplasia da próstata, Fotovaporização, Greenlight, Greenlight XPS, ressecção endoscópica da próstata.

Área

Hiperplasia Prostática Benigna

Instituições

HOSPITAL SANCTA MAGGIORE HIGIENÓPOLIS - PREVENT SENIOR - Sao Paulo - Brasil

Autores

Saulo Cunha Recuero, Emerson Luiz Zani, Tulio Santos Agresta, Cassius Martins Silva, Giovani Balasso, Rodolfo José Favaretto, Alexandre Stievano Carlos, Rodrigo Batista Alcântara, Gabriel Barbosa Franco, Leandro Gonçalves Silva