Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PROSTATECTOMIA ROBOTICA PELA TECNICA DE FREYER MODIFICADA

Resumo

Introdução e Objetivos
A presença de grandes adenomas prostáticos são recorrentes e geram dificuldade miccional progressiva aos pacientes. A transição da técnica convencional para robótica tem como objetivo melhorar a visão do cirurgião e detalhamento anatômico, melhorar o controle vascular, diminuir o sangramento, diminuir a estadia hospitalar. O objetivo deste vídeo é demonstrar a técnica modificada com seus detalhes e plausabilidade nos grandes adenomas.
Paciente e Método
Indivíduo de 66 anos, com próstata de 150g no USG, grande lobo médio, sintomas obstrutivos severos. Episódios de retenção urinária.
Resultados
Descrição da tática e técnica cirúrgica robótica sendo realizada dissecção do espaço de retzius e abertura da face anterior da bexiga e reparo das bordas, exploração e reparo colo vesical e do lobo médio, com identificação dos óstios ureterais, ressecção do adenoma com reparo vascular e reconstrução hermética da parede posterior da capsula prostática. Fechamento da bexiga e da capsula.
Tempo de cirurgia 80 minutos, Alta no 3º PO. Sangramento 170ml. Não houve transfusão sanguínea.
AP: Hiperplasia nodular estromal e glandular. Peso 110g.
Conclusão
A abordagem robótica é opção viável e segura. Capaz de reproduzir os resultados convencionais e melhorar os detalhes anatômicos e conforto do cirurgião.

Palavras Chave ( separado por ; )

Prostatectomia; Hiperplasia; Benigna; Robótica

Área

Hiperplasia Prostática Benigna

Instituições

Hospital Sírio Libanês - Sao Paulo - Brasil

Autores

Matheus Paiva, Thyago Vieira Soares Nóbrega, Marcos Francisco Dall'Oglio, Lucas Bonachi Vergamini, Iure Carvalho Souza, Rubens Park, Fabiano Matsumoto, Luiz Felipe Brollo, Klebson Rodrigues Barbosa, Azuil Castro Laranjo Júnior