Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE DE VIDA DE FAMILIARES DE PACIENTES PORTADORES DE MIELOMENINGOCELE

Resumo

Contextualização: As dificuldades, preocupações e angústias encontrados pelos familiares de crianças portadoras de mielomeningocele prejudicam diretamente sua qualidade de vida. Fatores como a condição sócio econômica, altura da lesão, estado geral de saúde e capacidade funcional dos portadores desta condição podem influenciar na qualidade de vida de familiares que participam diretamente nos cuidados desses pacientes. Para avaliar melhor o contexto em que esses familiares estão inseridos, foi realizado o estudo com o questionário e SF-36.
Objetivo: O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade de vida dos familiares diretamente envolvidos nos cuidados de pacientes com mielomeningocele.
Materiais e métodos: Foi realizado estudo descritivo, através do questionário SF-36, aplicados aos familiares dos pacientes portadores de mielomeningecele, no consultório de um serviço particular de urologia, na cidade de Recife-Pernambuco.
Resultados: No presente estudo, foram avaliados 8 familares que estão envolvidos diretamente nos cuidados desses pacientes. Em relação ao resultado do escore, os familiares com pior qualidade de vida foram os que apresentaram renda familiar mais baixa e portadores de sequelas mais limitantes.
Conclusão: Os resultados desse estudo mostraram que a qualidade de vida dos familiares mostrou-se prejudicada principalmente quanto aos fatores de capacidade funcional, dores osteomusculares e comprometimento emocional. Um acompanhamento melhor dos familiares, melhorando suas condições de saúde física e mental, poderá causar um impacto positivo e de forma mais efetiva tanto para o familiar envolvido quanto na reabilitação dos pacientes portadores de mielomeningocele.

Palavras Chave ( separado por ; )

Mielomeningocele; Qualidade de vida

Área

Uroneurologia / Disfunção Miccionais / Urodinâmica

Instituições

UFPE - Pernambuco - Brasil, Unidade de Urodinâmica - Pernambuco - Brasil

Autores

Heron Oliveira Urologia, Carlos Antonio Souza, Denise Urologia Boff, Carlos Antonio Souza Filho, Amanda Carla Valentim de Souza, Paulo da Costa Carvalho Neto, Sostenes Rabelo Gomes de Carvalho Pires, Arnaldo Amorim de Lemos Neto, Eugenio Soares Lustosa, Xisto de Luna Pessoa Neto